Quantos km Onix anda na reserva?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Geralmente é possível dirigir pelo menos dez quilômetros quando a luz da reserva acende, mas o ideal é evitar andar nessa situação. Além do risco de pane seca, que dá multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, o sistema de alimentação de combustível do veículo pode ser danificado.

O porta malas é um dos maiores entre os modelos hatch populares no Brasil, com 289 litros disponíveis. Já o tanque de combustível armazena 54 litros de gasolina ou etanol.

Você sabe que o carro entrou na reserva quando acende uma luz no painel do veículo. Essa luz tem a cor vermelha e se apresenta no formato de uma bomba de combustível. Ela significa que o tanque está muito próximo do seu fim e restam apenas cerca de 3 a 10 litros no reservatório.

Quantos quilômetros pode andar com a reserva do tanque? O gasto de combustível com relação à quilometragem varia de acordo com cada veículo. No entanto, na maioria dos casos, é possível rodar pelo menos 10km com a reserva do tanque.

Segundo os dados do Inmetro, o hatch faz 8,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Já as médias com gasolina são de ótimos 12,9 km/l e 15,3 km/l, respectivamente.

Levando em consideração as médias do Inmetro, o Onix LT faz 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada, ambos com gasolina no tanque.

Como a maioria dos tanques de combustível modernos possuem de 50 a 70 litros, o aviso ocorre ao restar entre 5 a 8 litros no reservatório. Alguns modelos criam um segundo estágio no qual a lâmpada passa a piscar, no qual restam de 3 a 5 litros, a fim de evitar a pane seca.

Na verdade, o Onix Turbo tem ótimas médias, veja a seguir: Etanol: 9,4 km/l (trecho urbano) e 11,2 km/l (rodovia); Gasolina: 13,5 km/l (trecho urbano) e 16 km/l (rodovia).

Com etanol, o compacto de motor 1.0 nas versões LT e LS faz 8,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Já com gasolina, o consumo é de 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.

Este código 128 pertence a uma forma nova de diagnóstico, chamada também de orientação para o condutor. Este padrão é diferente dos códigos de falha utilizados diretamente pelo reparador como, por exemplo, os códigos P0016 ou P0300.

Em alguns carros, primeiro a luz acende e depois de algum tempo ela começa a piscar, indicando que a reserva está em nível crítico. Nesse momento, é melhor não usar a regra de só abastecer no posto de determinada bandeira. O melhor posto será aquele que estiver mais perto.

Combustível na reserva pode gerar multa!
Porque como reza o Código Brasileiro de Trânsito, carro parado na via por falta de combustível, a conhecida pane seca, qualifica infração média, cuja multa é de R$ 130,16 — mais a perda de quatro pontos na carteira.

Para chegar ao resultado, basta dividir quantos quilômetros você deseja rodar pela eficiência energética do carro. Com isso, temos 50 km ÷ 10 km/l = 5 litros. Assim, o carro com uma eficiência energética de 10 km/l precisa de 5 litros para percorrer uma distância de 50 quilômetros.

Ao conduzir com a gasolina na reserva, você pode enfrentar problemas na injeção. Além do superaquecimento, andar com a gasolina na reserva, pode fazer com que o processo de decantação deixe partículas de sujeira no fundo do tanque, podendo até queimar a bomba.

Consumo na estrada: 15,1 km/l (gasolina). Consumo na cidade: 8,1 km/l (etanol) e 11,8 km/l (gasolina).