Quantos km dura um escapamento?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

10 anos

O escapamento possui uma vida útil de 5 a 10 anos, mas pode apresentar problemas antes disso, devido à oxidação ou ao uso de combustível adulterado. Para identificar algum problema logo no início e evitar custos mais elevados, preste atenção em alguns sinais que o seu veículo apresentará.

Os escapamentos originais de fábrica são feitos de aço inox. No mercado de reposição, porém, os modelos mais comuns usam aço galvanizado, que é mais barato. A diferença, além do preço, está na durabilidade. Enquanto o modelo de inox dura até cinco anos, o galvanizado raramente passa de três anos.

Usar peças de qualidade, fazer a manutenção em dia e ter cuidados ao dirigir podem aumentar a vida útil do escapamento do seu carro. O sistema de exaustão tem a função direcionar os gases para a parte traseira do veículo, atenuar o nível de ruído do motor e transformar os gases nocivos em menos poluentes.

O som é parecido com um chocalho, batida ou baque. Se o coletor de escape estiver rachado, o som é parecido com um rugido, cliques ou sons parecidos com tiros do motor. Agora se o barulho for um aumento de ruído geral no seu veículo, isso pode indicar um problema com o silenciador.

Os sistemas produzidos em aço inoxidável são os melhores, pois além de ser o material mais eficiente contra o surgimento da ferrugem é também o melhor contra a deterioração das peças principais do veículo.

Além dos danos à atmosfera, dos incômodos para a audição dos ocupantes de um veículo e do aumento no consumo do automóvel, andar com um escapamento furado faz mal para o bolso.

Por que escapamento furado gasta mais combustível? Se o furo ocorrer antes da sonda lambda, dentro de certos limites, provocará uma falsa leitura de mistura pobre, forçando o sistema de gerenciamento eletrônico a enriquecer a mistura.

As explosões geralmente ocorrem porque resíduos da gasolina ou do álcool utilizado como combustível acabam saindo no escapamento do carro, resultado do processo de combustão. Assim, o resultado é claro: uma série de pequenas explosões bastante ruidosas, que podem e devem preocupar o proprietário do veículo.

dois anos

A peça original dura cerca de dois anos, pois com o tempo de uso é natural a deterioração.

Ponteira Dupla Esportiva Escapamento em Aço Inox
As ponteiras são feitas em aço inoxidável 304 e não enferrujam ou perdem o brilho, pois são cuidadosamente polidas para produzir um brilho extremo. Pode ser utilizado em escapamentos com diâmetro entre 38 e 60mm.

Finalidade do escapamento esportivo
Isso faz com que a coleta de gases seja maior, resultando em um ganho de potência. O abafador também pode aumentar a potência do automóvel quando está em funcionamento. Todas essas alterações se refletem no ronco do motor, que fica com um ruído mais impotente e robusto.

Em carros aspirados, dá para ganhar uns 5 cv. Nos motores superalimentados, mais sensíveis às restrições de escape, espere pelo menos 10 cv.

A manutenção preventiva do veículo é fundamental para assegurar a vida útil dos componentes do sistema de exaustão, composto por tubo do motor, catalisador, silenciosos intermediário e traseiro e ponteiras. “A falta de manutenção do automóvel pode danificar o sistema de exaustão.

No caso do carro existem duas peças no sistema de escapamento que funcionam para diminuir os ruídos, o silenciador, também conhecido como silencioso intermediário, e o abafador, conhecido como silencioso traseiro. O silencioso intermediário serve para reduzir os ruídos de alta frequência produzidos pelo motor.

Barulho no motor quando acelera: principais causas
Trata-se de uma combustão de pré-ignição, de acordo com o termo técnico. O “tec-tec-tec” característico da batida de pino é causado por uma colisão de ondas na parte interna da câmara de combustão.

São permitidos todos os escapamentos esportivos que estão dentro das normas de máxima de decibéis e retenção de gases poluentes. Desse modo, caso o veículo esteja com os níveis de ruído acima do permitido, o agente de trânsito pode aplicar multa.

Hoje a MASTRA é, sem dúvida, a empresa com a maior e mais diversificada linha de produtos para sistemas de exaustão do mercado brasileiro, com mais de 2.100 itens de escapamentos para linha leve e pesados, conversores catalíticos, flexíveis com e sem abraçadeiras e acessórios para sistemas de exaustão.

A britânica QuickSilver Exhaust Systems apresentou um sistema de escape especial para o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse. Nomeado pela própria fabricante como o "sistema de escape mais caro do mundo", ele custa 26.700 libras, o equivalente a R$ 116 mil. O valor é justificado pelo componente ser feito todo de titânio.