Quantos km dá 6.000 passos?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Para alguns, equivaleria a cerca de 8,5 km, algo que em passo rápido pode dar mais de uma hora de caminhada, muito acima dos 30 minutos sugeridos pela OMS.

A lógica para converter passos em quilômetros é baseada na relação entre a distância percorrida e o número de passos dados. Sabe-se que uma pessoa anda aproximadamente 0,762 metros a cada passada. Por isso, para converter passos em quilômetros, basta multiplicar o número de passos dados por este valor.

Esses 7 mil passos equivalem, mais ou menos, de 4 km a 5 km.

“Notamos que caminhar, em média, ao menos 6 mil passos diariamente evita incômodos decorrentes do quadro”, diz o fisioterapeuta Daniel White, um dos líderes da investigação.

Você precisará caminhar 140.000 passos para perder um quilo por semana. Por quê? Você precisa queimar 3.500 calorias para perder 1 kg. Em média, uma pessoa queima 100 calorias a cada 2.000 passos.

Se o seu objetivo é se manter saudável, a OMS (Organização Mundial de saúde) recomenda que você caminhe aproximadamente 5 km por semana. Se você caminhar excluindo apenas dias de fim de semana, podem então manter uma meta de caminhar 1 km por dia.

"Porque os benefícios à saúde podem ser atingidos com um mínimo de dez minutos de exercícios, uma forma útil de começar a se exercitar é tentar dar mil passos em dez minutos, até chegar a 3 mil passos em 30 minutos", disse Simon Marshall, chefe da equipe de pesquisadores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa adulta deve dar pelo menos 10 mil passos por dia para ser considerada fisicamente ativa.

Caminhar 8 mil passos, ou cerca de 6,4 quilômetros, um ou dois dias por semana pode reduzir significativamente o risco de morte prematura, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira.

oito quilômetros

Dez mil passos equivalem a oito quilômetros. É o mesmo que percorrer uma distância do tamanho de 40 quarteirões. "Como primeiro estímulo é extremamente interessante para a pessoa que não tem contato nenhum com a atividade física.

Pessoas sedentárias caminham de 1.000 a 3.000 passos por dia, algo entre 804 m e 2,4 km.

Mas, a que ritmo andar para realmente começar a perder peso? Aqui também existem números cientificamente testados: entre 4,8 e 6,4 km/h. Caminhando nessa velocidade durante os 45 minutos recomendados todos os dias, é possível perder diariamente de 74 a 88 calorias, para mulheres, e de 88 a 124 calorias, se for homem.

25.000 passos são, aproximadamente, 19 km.

Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

Estudos demonstram que um indivíduo não atleta que caminha em um ritmo mais acelerado queima em média 56 calorias por 1 quilômetro (km). Se esse mesmo indivíduo caminhar no mesmo ritmo por 5 km, ele irá perder 280 calorias.

300 calorias

Em geral, estima-se que uma pessoa de estatura média, com cerca de 70 kg queimará, pelo menos, 300 calorias após 1 hora de caminhada a 6 km/h. São desenvolvidos assim, os músculos, sobretudo, os das coxas e dos glúteos, onde serão consumidas mais calorias, mesmo em repouso.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.