Quantos kg se perde na abdominoplastia?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Com a remoção de pele e gordura, pode haver uma perda entre 1,5 a 4,5 kg. Independentemente de quanto uma pessoa pesa após uma cirurgia plástica, o que conta realmente é o resultado estético e a satisfação da paciente.

No entanto, como cada caso é um caso, mesmo que fazer abdominoplastia acima do peso seja possível em alguns casos, é ideal que o paciente entenda que se estiver com o IMC muito acima do ideal, o resultado não será como desejado e, a perda de peso após o procedimento pode ainda acarretar em flacidez da pele.

A alteração de peso é uma queixa muito frequente entre os pacientes submetidos a cirurgia plástica, e tem sido estudada em pós-operatório de abdominoplastias por alguns autores. A abdominoplastia é uma das três cirurgias de maior frequência dentre os procedimentos cirúrgicos estéticos.

1 litro de gordura corresponde a cerca de 1 kg.

Quantas sessões de drenagem pós-abdominoplastia são necessárias? O número de sessões de drenagem pós-abdominoplastia que você deve fazer varia. Mas no geral são no mínimo 10 sessões.

Portanto, quanto mais peso você conseguir perder antes da cirurgia, melhor! Se você está planejando fazer uma abdominoplastia, saiba que na primeira semana você vai precisar de ajuda para se locomover, cozinhar e realizar outras tarefas do dia a dia.

Anestesia geral para abdominoplastia
É necessária a intubação traqueal, ou seja, é inserido um tubo pela traqueia para preservar a respiração do paciente. São feitas medicações para controlar a dor, as náuseas e vômitos. A principal vantagem dessa técnica é que ela é útil para cirurgias em qualquer parte do corpo.

O antes e depois da abdominoplastia é uma barriga mais chapada, sem o excesso de pele que atrapalha os movimentos, cria volume na região abdominal e gera desconforto e insegurança em quem possui a barriguinha mais flácida. Com a cirurgia a paciente passa a ter mais confiança e autoestima para mostrar sua barriga.

A barriga volta depois da abdominoplastia? Muitas pessoas se questionam se a barriga volta depois da abdominoplastia, mas, com os cuidados necessários, ela não volta! A cirurgia impressiona pelo resultado, no entanto, os exercícios físicos e a alimentação balanceada são essenciais para a sua manutenção.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!

Você deve andar curvada nos primeiros 14 a 21 dias após a abdominoplastia. O tempo pode ser maior ou menor dependendo da evolução do seu caso, de procedimentos associados (por exemplo lipoaspiração) e das sessões de drenagem linfática que você está fazendo, que ajudam muito no processo de recuperação.

A atividade sexual deve ser encarada da mesma forma e, por isso, o seu retorno deve ser de forma gradual e por volta dos 30 dias, tempo suficiente para os pacientes se recuperarem por completo.

A abdominoplastia é uma cirurgia um pouco mais complexa, por isso a alta leva de 24 horas, dependendo da evolução da paciente.

A média são de 3kg a 5kg, mas há casos em que se perde menos e outros que podem chegar a quase 10kg de perda no pós-operatório.

De acordo com a nutricionista @thaizbritonutri, 1 kg de gordura tem 7.700 calorias, ou seja, seria necessário ingerir 7.700 calorias a mais – além da sua necessidade básica, que é de 1.500 calorias por dia - para resultar em um quilo extra de gordura.

Lipoaspiração não emagrece
A lipo serve para modelar o corpo, retirando gordura localizada, não para emagrecer.

Dependendo do tipo de técnica cirúrgica utilizada é possível realizar uma cirurgia de lipoaspiração associada a abdominoplastia sem drenos, para a maioria dos casos.

Duração média da recuperação da abdominoplastia
O pós-operatório da abdominoplastia requer muito repouso, principalmente nos primeiros 10 dias. Após 15 a 20 dias pode regressar ao trabalho; Após 30 a 45 dias pode começar a fazer exercício físico de forma gradual, começando por exercícios leves.

O dreno não costuma doer, pois é feito de um material delicado, mas demanda cuidado para não arrancar inadvertidamente. Ele é fixado com pontos, que podem arrebentar facilmente se ocorrer uma tração exagerada. A retirada é realizada no consultório, na consulta de revisão, através de uma tração delicada.