Quantos inimigos Gideão venceu?

Perguntado por: loliveira4 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Devido à desobediência dos israelitas, o Senhor permitiu que fossem oprimidos pelos midianitas. Por meio de um anjo, o Senhor chamou Gideão para libertar Israel. Gideão e seu exército de 300 homens derrotaram o imenso exército dos midianitas.

Os assim chamados “300 de Gideão” eram um grupo de 32 mil soldados reduzidos a apenas três centenas, terminada a seleção feita por Deus, com a assistência de Gideão, para libertar os judeus presos durante sete anos pelos midianitas.

A intenção de Gideão não fica clara no texto, mas ninguém pode duvidar do resultado negativo: “Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal e a pôs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ela; a estola veio a ser um laço a Gideão e à sua casa” (Juízes 8:27).

Um juiz a quem Deus confiou liderar um exército de 300 homens que pelejou, vitoriosamente, contra os midianitas. A princípio, eram 32 mil, desses, 22 mil desistiram após o Senhor apregoar que: “Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade”. Apenas dez mil ficaram. Mas, para Deus, ainda eram muitos.

Então, 300 foram os homens que beberam água da forma como o Senhor havia dito a Gideão: “E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens” (Juízes 7:6). Esses 300 homens foram escolhidos para mostrar que a vitória viria de Deus e não de um grande exército.

Faleceram nas Termópilas cerca de dois mil Gregos (muito mais que os míticos trezentos Espartanos); porém, antes de caírem mortos, os Gregos infligiram um elevado número de baixas no exército persa (dezenas de milhares de homens), isto para além de reterem a sua marcha durante vários dias; os homens e o tempo perdido ...

Por sua vez, Yahweh é um deus outsider, cujo culto se desenvolveu nos territórios de Edom e Midiã. Não tão cedo, mas não depois do século IX, o culto de Yahweh foi introduzido no território e na cultura israelita.

Gideão não veio ao Senhor como homem valente. Deus ia fazer dele um líder corajoso. A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus. Ninguém é forte o bastante para resolver seus próprios problemas sozinho, especialmente quando falamos sobre nosso problema principal: o pecado.

Gideão é famoso por sua estratégia de malhar o trigo no lagar para se esconder dos inimigos.

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, filho da promessa.

Juízes 8:27 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
Com esse ouro, Gideão mandou fazer um manto sacerdotal, que ele colocou em sua cidade, Ofra. Mas todo o povo de Israel tornou-se infiel a Deus e começou a adorar o manto!

O nome Gideão significa "destruidor", "guerreiro poderoso" ou "lenhador". Ele foi o quinto juiz de Israel, segundo a Bíblia.

De novo os israelitas fizeram o que o SENHOR reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas. Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.

Ao retornar para casa após ter vencido a guerra, Gideão recusa a ser rei sobre o povo e segue com sua vida até o fim dos seus dias (Jz 8,22-34).

> À primeira vista poder-se-ia dizer que Gideão era um homem medroso, incrédulo e murmurador, mas, Deus deve ter visto algo de bom nele para o escolher para tão grande tarefa.

Os midianitas inimigos dos israelitas
Eles contrataram o profeta Balaão para amaldiçoar o povo de Deus e depois levaram Israel a pecar contra Deus, com idolatria e imoralidade. Então Deus ordenou que Moisés fizesse guerra contra eles, e os destruíssem.

Gideão teve setenta filhos, todos gerados por ele, fruto de seus ossos e sua carne, porquanto tinha muitas mulheres. Gideão teve setenta filhos, que procederam da sua coxa, porque tinha muitas mulheres. And Gideon had threescore and ten sons of his body begotten: for he had many wives.

Foi nesse contexto histórico que o Anjo do Senhor apareceu a Gideão enquanto ele estava malhando seu trigo em uma prensa de vinho com a finalidade de se esconder dos midianitas. Acredita-se que Gideão tinha cerca de trinta anos de idade naquela ocasião (Juízes 8:20).

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai.