Quantos INFP existem?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Buscam sempre enxergar o melhor lado de qualquer situação. São mais calmos e reservados, guiados por seus princípios. São 4% do total de pessoas no mundo.

Entre os mais comuns, figuram três personalidades: ISFJ (Defensor) e ISTJ (Logístico) com cerca de 13% da população cada, além de ESFJ (Cônsul) e ESTJ (Executivo), 12% e 11%, respectivamente.

De acordo com dados da The Myers-Briggs Company, algumas das personalidades mais raras são, respectivamente: ENTJ (Comandante), ENFJ (Protagonista) e INFJ (Advogado). Vamos discorrer mais sobre cada uma delas abaixo!

INFP também é o tipo oposto de personalidade do ESTJ.

INFPs, os apaixonados, os sonhadores criativos do MBTI®, são conhecidos por sua tendência de inventar coisas e embelezar seus parceiros, muitas vezes mantendo-os em padrões irreversivelmente irrealistas. Esses tipos são bem-intencionados, mas muitas vezes acabam partindo seus próprios corações quando se frustram.

Eles também podem ter sarcasmo mordaz e cinismo. Eles podem se tornar agressivamente críticos para os outros e para si mesmos, abordando todos os “fatos” necessários para suportar sua sensação de fracasso. Como ajudar um INFP com estresse: Dê-lhes espaço e tempo sozinhos para resolver seus sentimentos.

INFJ

INFJ é um tipo psicológico da teoria MBTI. Esse tipo é considerado a personalidade mais rara entre todos os outros tipos, segundo algumas pesquisas, tendo somente 1,5% segundo a frequência na população nos Estados Unidos.

Na nossa listagem acima, você pode ter reparado que a personalidade ISFJ – O Defensor não apareceu. De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, este é o tipo mais comum, sendo aproximadamente 13% da população mundial.

Bondosos e calorosos, os ISFJ valorizam cooperação, paz e harmonia. Também são sensíveis aos sentimentos das outras pessoas.

ISTP – Introvertido, Sensorial, Pensador, Perceptivo
Quem pertence ao grupo ISTP costuma ser quieto e observador.

ISFJ é o tipo de personalidade atribuído pelo Indicador de Personalidade Myers-Briggs a pessoas com preferência pelos fatores Introversão, Sensação, Sentimento (Feeling) e Julgamento. Os Protetores, ou Defensores, como são normalmente conhecidos, têm uma personalidade muito curiosa e interessante.

O ISTJ pode ser visto(a) com freqüência como uma pessoa que parece ser fria, pois os outros não conseguem ver sua sensibilidade, que normalmente é introvertida.

INFP. Você é mais compatível com ENTJs e ENFJs. Ambos os tipos fornecem a confiança para assumir riscos, viver com mais ousadia e ir atrás do que você realmente deseja.

Mediador (INFP)
A pessoa com perfil mediador é poética, bondosa e altruísta.

O INFP é uma pessoa calma e agradável diante dos outros, eventualmente percebido(a) como tendo certa timidez. Embora demonstre essa atitude mais reservada diante dos outros, por dentro você é tudo, menos distante. O INFP tem uma capacidade de querer bem que não é encontrada nos outros tipos.

Um ENFP precisa sentir que eles estão vivendo suas vidas como seu verdadeiro eu, caminhando em pé com o que eles acreditam estar certo. Eles veem o significado em tudo, e estão em uma busca contínua para adaptar suas vidas e valores para alcançar a paz interior.

Bolsonaro é ESFP ou ESFJ, é bem óbvio. ENTJ: Governam o mundo com alguns métodos questionáveis, mas ninguém os questiona. Fazem a mudança acontecer.

ESFP é o tipo de extrovertido que adora teatro, pista de dança ou uma passarela. ENFP e ENTP são o tipo de extrovertido aleatório, curioso e divertido. ESTJ e ENTJ são extrovertidos mais práticos, gostam de liderar. Já os ESTPs gostam muito de adrenalina, e por isso eles são o tipo de extrovertido mais descolado.

O modelo dos tipos de personalidade MBTI se baseia em 4 critérios para definição dos perfis psicológicos. Tais critérios são compostos por duas opções cada e eles são excludentes entre si. Ou seja, não é possível ter uma característica e outra, mas sim uma ou outra.

ISTP

O ISTP pode ser extremamente leal àqueles em quem confia, mas pode também ser bastante insubordinado(a), vendo a hierarquia como uma autoridade desnecessária e até supérflua.