Quantos Hz é bom?

Perguntado por: udamasio . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Dispositivos com 60 Hz são mais fáceis de serem encontrados, mas quem está de olho em mais performance e uma experiência mais fluída pode investir em telas de alta velocidade, na faixa de 144 Hz ou mais.

A diferença de 30hz para 60hz é enorme, mas a de 60 para 144 ou até números maiores é abismal, a suavidade e fluidez é tão grande que em jogos como CS:GO ou VALORANT, parece até que que estamos jogando outro game.

60 Hz

Se você utiliza o monitor para trabalhos comuns, navegar na internet ou mesmo para consumir vídeos, um monitor com 60 Hz deve ser suficiente para atender às suas demandas. Em filmes e séries, a taxa de atualização costuma estar próxima aos 30 quadros por segundo, portanto, não demandam telas com tanto desempenho.

Som audível
Na escala, ela encontra-se na faixa entre 20Hz e 20.000Hz.

As frequências graves compreendem a faixa que vai de 20 Hz até 250 Hz. É nessa faixa que atuam as frequências mais baixas que conseguimos ouvir, que são geradas por instrumentos como o contrabaixo, o bumbo da bateria, explosões, trovões, etc.

Se você tiver um de 144Hz e sentir que precisa de mais fluidez na hora de jogar por conta de ser um jogador hardcore ou ser muito próximo do cenário competitivo, o monitor de 240Hz irá te atender por muito tempo caso você tenha configurações que o façam funcionar da forma correta e com todos os benefícios oferecidos.

Se for para apps de filmes (a maioria de origem americana) como apps Netflix e conteúdos 4K nessas apps a taxa a usar é de 60 Hz. Se for para ver canais nacionais como SIC, TVI e Hollywood, e como são canais europeus, a taxa de atualização a usar é 50 Hz.

Além de melhorar o uso no dia a dia, o monitor 75Hz é excelente para os gamers, pois com um movimento mais suave, o tempo de resposta deles fica melhor. Ter 75Hz também pode evitar problemas de “borrões” nas imagens, que acontece constantemente em monitores de 60Hz.

Com os consoles da nova geração, o Xbox Series X e Xbox Series S, os jogos passaram a ter suporte a 120FPS, com isso, para você conseguir ver essa alta taxa de FPS, você deve ter um televisor que suporte a taxa de atualização de 120Hz, e nós temos um artigos especial para isso!

Uma TV que possua uma taxa de atualização máxima de 60 Hz exibirá um jogo rodando a 120 quadros por segundo respeitando seu limite.

Desvantagens das smart TVs de 120 Hz
Preço: as TVs de 120 Hz geralmente são mais caras do que os modelos com taxas de atualização menores, como 60 Hz. Consumo de energia: uma taxa de atualização mais alta pode resultar em um consumo de energia um pouco maior, impactando na conta de eletricidade e no meio ambiente.

Monitores gamer modernos, por exemplo, normalmente contam com taxas de 144 Hz, 240 Hz e até 360 Hz, dependendo de qual público pretende atender e do preço cobrado.

Quando falamos de quadros por segundo em monitores e TVs, muitas vezes encontramos o símbolo Hz (hertz), uma medida de quantos quadros um monitor pode atualizar a cada segundo. No entanto, o FPS é uma medida da capacidade da placa gráfica de desenhar um número de quadros na tela a cada segundo.

Basta um cálculo simples para saber que a frequência de 60 Hz é 20% maior do que 50 Hz. Isso significa que, se um compressor de 50 Hz gira a 3.000 rpm, um de 60 Hz aplicado no mesmo sistema girará a 3.600 rpm.

Perda de frequência sonora
Em média, uma pessoa jovem saudável consegue ouvir sons de 20 até 20.000 Hz. Conforme as pessoas envelhecem, é na parte superior da faixa de frequência que elas perdem a capacidade de ouvir primeiro.

400 Hz. O uso de frequências elétricas tão altas quanto 400 Hz ocorre em em aeronaves, espaçonaves, submarinos, salas de servidores para alimentação de computadores, equipamentos militar e máquinas-ferramentas portáteis.

A unidade hertz (Hz) descreve a quantidade de imagens que um televisor gera por segundo. Em teoria, isto deveria significar que quanto maior a taxa de Hz, por exemplo, 600 Hz, maior o detalhe obtido e melhor a qualidade de imagem.

Sua frequência varia entre 50 e 3.400 Hz. De modo geral, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores – lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula.

Saiba mais sobre a frequência 432 Hz
A frequência de 432 Hz é uma afinação alternativa para a nota Lá, que é uma das notas de referência na música ocidental. A afinação padrão para a nota Lá é de 440 Hz, mas algumas pessoas argumentam que a afinação em 432 Hz tem benefícios para a saúde e para a música em geral.