Quantos homens foram alimentados na primeira e segunda multiplicação de pães?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A primeira vez teria alimentado cerca de cinco mil pessoas chamado de “milagre de cinco pães e dois peixinhos” e da segunda vez teria alimentado um número de quatro mil, e o chamado de “milagre dos sete pães e um peixe”.

A semelhança entre os dois relatos levou alguns autores a discutir se houve realmente um segundo milagre de multiplicação de pães e peixes, mas o que quase todos concordam é que enquanto o primeiro relato é preferencialmente dirigido aos judeus, o segundo foi dirigido aos pagãos ou aos gentios, por "..." (Mc 8:1-10).

Diante dessas cinco mil pessoas de estômago vazio que queriam apenas comer uma refeição completa, enfrentando essas pessoas cheias de curiosidade e de esperança a respeito Dele, o Senhor Jesus só pensou em utilizar esse milagre para conceder-lhes graça.

A primeira vez teria alimentado cerca de cinco mil pessoas chamado de “milagre de cinco pães e dois peixinhos” e da segunda vez teria alimentado um número de quatro mil, e o chamado de “milagre dos sete pães e um peixe”.

Ocorreram na Galileia, duas vezes, em ventos distintos, um próximo à Betsaida, e outro na região de Magdala. No primeiro episódio, Jesus utilizou cinco pães e dois peixes, alimentando cinco mil pessoas, sobrando doze cestos com pedaços desses alimentos.

O milagre da multiplicação de pães não é novidade na Bíblia, Eliseu fez isso também: Veio um homem de Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus vinte pães de cevada, feitos dos primeiros grãos da colheita, e também algumas espigas verdes. Então Eliseu ordenou ao seu servo: "Sirva a todos".

Portanto para saber quanto vale 200 dinheiros ou 200 denários teríamos que multiplicar 200 por R$ 33,27 totalizando R$ 6.654,00.

Na segunda multiplicação, sobram 7 cestas (cf. Mc 8,8), pois sete fazia alusão às setenta nações. O primeiro relato diz que as pessoas vinham de cidades vizinhas (cf. Marcos 6, 33), lembrando o povo judeu que cercava Jesus.

O evento da multiplicação dos pães está intimamente relacionado ao milagre de andar sobre as águas. Esses dois milagres são contados juntos em todos os Evangelhos. Logo em seguida, o Senhor subiu ao monte, mas impeliu os seus discípulos a entrar no barco.

Mateus declara que essa segunda multiplicação ocorreu às margens do mar da Galiléia, após o retorno de Jesus de sua viagem à região de Tiro e Sidom quando curou a filha endemoninhada da mulher siro-fenícia.

sardinha

A nossa hipótese é que a primeira multiplicação ocorreu no início da Primavera do ano 29, na actual Taghba, e Jesus multiplicou a sardinha do lago, Mirogrex terraesanctaeconservado em sal.

Jesus realiza o milagre da multiplicação dos pães e o faz a partir da debilidade de um menino que portava somente cinco pães e dois peixes: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” (Jo 6, 9).

Esta passagem em outras versões da Bíblia
Ora, naquele lugar havia muita relva. Reclinaram-se aí, pois, os homens em número de quase cinco mil. 11 Jesus, então, tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos que estavam reclinados; e de igual modo os peixes, quanto eles queriam.

A multiplicação mostrou que o poder de Jesus é ilimitado. Ele não era um homem qualquer, ele era o Filho de Deus, com todo o poder de Deus. Jesus também usou a multiplicação dos pães e peixes para dar uma lição importante sobre a salvação.

Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

Alguns amigos de João Batista contaram a Jesus que João havia sido morto pelo rei. Quando Jesus ouviu isso, foi a um lugar perto do Mar da Galileia para ficar sozinho. Muitas pessoas sabiam onde Ele estava e mais de 5.000 O seguiram na esperança de que Ele as ensinasse.