Quantos habitantes tem o Recôncavo Baiano?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O Território de Identidade Recôncavo conta com população de 576,6 mil habitantes, de acordo com dados do Censo 2010 do IBGE.

- Principais cidades da região: Nazaré, Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e Santo Amaro. Salvador, a capital do estado da Bahia, é a principal cidade do Recôncavo Baiano.

Santo Antônio de Jesus

Santo Antônio de Jesus
O município é conhecido como a capital do recôncavo e é uma potência comercial durante o dia e um centro de badalação à noite.

Caboclos são pessoas oriundas da miscigenação entre os indígenas que habitavam o Brasil e os portugueses que invadiram o país desde o descobrimento. Os europeus, que se espalharam pelo país, tinham como ponto de chegada em solo nacional o estado da Bahia.

A entrada do Recôncavo Baiano (no mapa, identificada como recôncavo sul) é uma região econômica de 33 municípios liderados por Santo Antônio de Jesus, que tem o maior PIB entre essas cidades. Depois de Santo Antônio de Jesus, os maiores PIBs municipais da região são de: Maragogipe e São Félix.

Cachoeira (BA)
Uma escuna militar com 26 marinheiros portugueses estava fundeada no rio Paraguaçu, principal rota fluvial entre o Recôncavo baiano e a Baía de Todos os Santos, com os canhões apontados para a Vila de Cachoeira.

Surgiu no século XVII, na região do Recôncavo no Estado da Bahia, e vem das danças e tradições culturais dos escravos africanos da região. Além disso, contém elementos da cultura portuguesa, como a língua, a poesia e alguns instrumentos musicais.

Nesses estudos o Recôncavo forma um semicírculo (com cerca de 10.500 Km2), abrangendo o norte de Salvador até Mata de São João e Alagoinhas; a área de solos massapês, localizada ao norte da Baía; as terras baixas de Maragogipe a Jaguaripe; e as regiões mais elevadas de Cruz das Almas e Santo Antonio de Jesus.

A mandioca e a cana são os principais produtos da agricultura na região do Recôncavo histórico com 27,5% cada uma, do valor da produção.

O Recôncavo Baiano é uma região de relevante importância histórica, sobretudo como fonte para a realização de estudos turísticos, por se constituir em um amplo repositório da cultura de matriz africana no Brasil.

Habitavam o lugar índios tupiniquins, de índole pacífica, e os primeiros colonos, conforme sinaliza a história, começaram a chegar por volta dos anos 1557 a 1571, período em que Mem de Sá era o Governador Geral do Brasil.

A região do Recôncavo é grande produtora de cana-de-açúcar, fumo e alimentos. A nordeste, ao lado da pecuária, estão culturas de fumo (em retração), sisal e cítricos, e ainda de feijão, milho e mandioca.

Atrações turísticas no Recôncavo Baiano

  • Pantanal Baiano. Linda região de mangues e canais onde se podem avistar muitos e variados animais. ...
  • Parque Ecológico do Baiacu. ...
  • Cacha-Pregos. ...
  • Ilha de Maré ...
  • Ilha dos Frades. ...
  • Ilha de Bom Jesus dos Passos.

60 069

Santo Amaro (também conhecida pela denominação não oficial Santo Amaro da Purificação) é um município do Recôncavo Baiano. Possui 492 quilômetros quadrados de área e uma população de 60 069 habitantes (2019), resultando em uma densidade demográfica aproximação de 125 habitantes por quilômetro quadrado.

As Manifestações do Recôncavo
As festas que mais se destacam são o São João, realizado em vários municípios da região, e o Carnaval de trios elétricos, realizado na cidade de Salvador, e o de Mascarados em Maragogipe e Cabaceiras do Paraguaçu, entre outros.

A história da Bahia se inicia em 1500, quando o navegador português Pedro Álvares Cabral avistou as terras baianas e posteriormente as colonizou. O estado é um dos primeiros do país, sendo o mais populoso da Região Nordeste.

Salvador, capital e cidade mais rica da Bahia e décima-segunda do Brasil. Camaçari, segunda cidade mais rica da Bahia. Feira de Santana, terceira cidade mais rica da Bahia, e a primeira do interior do Nordeste.

Em primeiro lugar de tal ranking aparece a cidade de Rio Antônio, onde o último registro de problemas semelhantes foi em setembro de 2014. Assim como Rio Antônio, a maior parte das cidades listadas pertencem à região sudoeste da Bahia.

O 2 de julho de 1823 consolidou a Independência do Brasil proclamada em 7 de setembro de 1822 por D. Pedro I, graças à luta do povo baiano que, em armas, derrotou militarmente e expulsou de nosso território as tropas portuguesas.

O Conselho Estadual de Cultura da Bahia esteve presente nesta terça (25) na cerimônia que nomeia Cachoeira como a Capital da Bahia por um dia.