Quantos graus precisa para cair granizo?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Formação. O granizo se forma em grandes nuvens de tempestade, particularmente naquelas com correntes ascendentes e intensas, com alto conteúdo de água líquida, grande extensão vertical, gotas de água de grande porte e onde uma boa parte da camada de nuvem tenha temperatura abaixo de 0 °C.

Quando essa nuvem forma-se na atmosfera em temperaturas extremamente baixas, a precipitação da chuva, ou de parte dela, acontece na forma de pequenos pedaços de gelo, que chamamos de granizo. Isso acontece pela rápida mudança de estado físico da água: de gasoso para sólido.

Elas atingem principalmente as regiões oeste e central e também a faixa litorânea, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

O granizo é formado no interior de uma nuvem, e isso ocorre pela ação das correntes ascendentes que circulam no interior dessa estrutura. As gotículas de água, material de que as nuvens são constituídas, são carregadas para as porções mais elevadas da nuvem através de uma corrente de ar ascendente.

Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.

Em Milão, caiu um granizo recorde de 19 cm de diâmetro. Por volta das 4:00 da noite de terça-feira, 25 de julho, uma tempestade muito violenta atingiu a cidade de Milão, na Itália, causando grandes danos.

A segunda parte da dúvida é: pode cair granizo a noite? Pode sim.

No momento as estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo marcam temperatura média de 19,8°C e umidade relativa do ar em torno dos 95%. Não há condições para chuvas.

Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).

Depende do tamanho. As pequenas atingem uma velocidade menor, em torno de 10m/s. As maiores atingem velocidades terminais maiores, na faixa dos 50m/s para pedra de 8cm de diâmetro, por exemplo (que já é maior do que uma bola de baseball).

As chuvas de granizo não costumam durar muito tempo, ou seja, elas acontecem em 50 minutos no máximo, contudo, podem trazer diversos estragos.

O granizo, também conhecido por “saraivada”, é a precipitação de pedras de gelo, normalmente de forma esferóide, com diâmetro igual ou superior a 5mm, transparentes ou translúcidas, que se formam no interior de nuvens do tipo cumulonimbus.

Granizos podem ter vários tamanhos ao cair no chão, mas dentro das nuvens são enormes pedras de gelo. No caminho entre a base da nuvem e o chão vão derretendo, perdendo massa, e ainda assim podem chegar à superfície com um tamanho de bolas de tênis, ou com o tamanho de um ovo.

- Abrigar-se da chuva torrencial que poderá acompanhar o granizo e causar inundações; - Não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas; - Não abrigar-se em frágeis coberturas metálicas; - Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ...

A diferença entre os dois é que o granizo cai já na forma sólida que conhecemos, mas a chuva congelada só se forma durante a queda. Já a neve é uma precipitação na forma de cristais de gelo. Os flocos de neve se formam em temperaturas próximas ou abaixo de zero.

Se o tempo estiver quente, a pedrinha derrete na atmosfera e cai já como chuva.

Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes, como ácidos, fuligem, bactérias e outros agentes infecciosos, os quais podem causar danos à saúde a médios ou em longo prazo.

Essas substâncias podem causar hipertensão e problemas de coração, entre outros. Ou seja, água de chuva sem tratar não é recomendada para consumo. Mesmo a água da chuva armazenada em cisternas não é potável, precisa ser tratada antes.

A água de chuva não é própria para beber, tomar banho ou cozinhar, mas pode ser usada de várias formas em casa. Com essas dicas, você pode usar a água que cai do céu para economizar no fim do mês, reduzir o desperdício de água tratada e ajudar o planeta usando os recursos naturais de forma inteligente e sustentável.

Hoje celebramos o maior registo de granizo alguma vez relatado, na cidade de Gopalganj, Bangladesh, na primavera de 1986, onde as “bolas” de gelo pesavam à volta de 1 Quilograma. Esta precipitação foi de tal forma severa e perigosa que provocou a morte de 92 pessoas e a destruição total de muitas culturas agrícolas.