Quantos graus o concreto suporta?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Entre os 300°C e 600°C, a queda de resistência se acentua e pode chegar a 50%, com alteração para rosa ou vermelho na coloração do concreto. De 600ºC a 950°C o concreto volta a ser cinza com alguns pontos avermelhados, indicando redução na resistência à compressão e fragilidade.

O cimento refratário alta temperatura é um dos principais elementos de fixação dos refratários moldados. Aliado a outros elementos isolantes térmicos, o material ajuda a manter a temperatura no interior fornos e estufas.

A temperatura do ambiente altera as propriedades a qualidade do concreto porque interfere na hidratação do cimento. Dependendo do clima, a mistura pode apresentar um endurecimento mais acelerado ou mais lento, o que deve ser analisado pelo concreteiro.

1200K

Ponto de fusão = 1200K a 1500K; Condutividade Térmica = 0,5 a 2 W/m.K; Calor latente = não se aplica; Execução de juntas de dilatação para absorver as deformações de origem térmica das estruturas.

A durabilidade das estruturas de concreto depende de diferentes fatores ligados à fase de projeto, produção e caracterização dos insumos, preparação do concreto, execução da estrutura e manutenções preventiva e corretiva. Ela também pode sofrer impacto da ação do meio ambiente.

A utilização de agregados carbonáticos costuma melhorar a resistência do concreto a altas temperaturas. Podem-se empregar também fibras plásticas ou de polipropileno que derretem e liberam espaços para o vapor sair, evitando lascamentos.

O processo de produção consiste em moer as matérias-primas cruas até a obtenção de um pó bastante fino, mistura-las intimamente em proporções predeterminadas e queima-las em um grande forno rotativo em uma temperatura próxima a 1400°C.

Tungstênio

O Tungstênio é o metal puro com maior ponto de fusão, conseguindo suportar até 3400 graus Celsius.

Em ciência dos materiais, vemos que em aços, as ligas que apresentam altos teores de cromo (Cr) e Níquel (Ni) conseguem resistir mais a temperatura. Por isso aços inoxidáveis são as melhores soluções.

Se você vai instalar tijolos refratários ou plaquetas em sua churrasqueira, lareira, fogão à lenha ou outros ambientes submetidos a altas temperaturas, vai precisar da Argamassa Quartzolit Refratário, que resiste até 400ºC.

1500 °C

Temperatura máxima: 1100 °C*, temperatura de pico, afeta a durabilidade do material. Espaçamento ideal entre peças e de assentamento no piso/parede, máximo de 3mm, para melhor desempenho da argamassa. Motivo: feita de materiais refratários. Suporta 1500 °C entre tijolos refratários.

Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.

VEDACIT PRO ADITIVO RETARDADOR DE PEGA é um aditivo que retarda o início da pega, proporcionando melhores condições de concretagem, além de facilitar a trabalhabilidade do concreto.

As chuvas podem atrapalhar, e muito, a fase da estrutura. No caso da concretagem, o concreto tende a perder resistência quando água é adicionada fora da especificação. Além disso, o fluxo intenso de água pode ameaçar a segurança da operação.

O concreto usinado é fabricado em um processo que monitora a quantidade exata de materiais e tempo de mistura. Já o concreto produzido em obra, apesar de utilizar os mesmo materiais na mistura, deixa a desejar no controle exato das quantidades.

3422ºC

O tungstênio (W) também está destacado, pois ele fica praticamente no centro da tabela, sendo o metal de maior ponto de fusão (3422ºC). Isso significa que ele pode permanecer no estado sólido mesmo em altas temperaturas.

A cal é utilizada na fabricação das argamassas de assentamento de tijolos cerâmicos, blocos de concreto, pisos e revestimentos. Ela também é usada nas argamassas de revestimento como: reboco, emboço e contrapiso.

A cura do concreto é um processo no qual a mistura do cimento com os agregados vai solidificando e ganhando a forma do produto da maneira como o conhecemos. Esse processo dura, em média, 28 dias, e é uma etapa muito importante para o bom resultado em toda a estrutura da obra.

50 anos

A norma de desempenho ABNT NBR 15575 apresenta que a vida útil dos projetos de estrutura de concreto, deve ser igual ou superior a 50 anos.

Sim, o prazo de validade do cimento existe! As normas brasileiras relacionadas ao assunto indicam que o cimento ensacado ou a granel tem uma validade de 90 dias a partir da sua data de expedição, desde que sejam seguidas as regras de armazenamento — em local seco e protegido de intempéries.