Quantos graus febre de gripe?

Perguntado por: uviana . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Febre. É comum que um quadro de gripe apresente febre superior a 38°C, mas isso não significa que não é preciso estar atento ao sintoma nem buscar manter a temperatura sob controle de acordo com a orientação médica.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

Sim, a gripe pode favorecer o surgimento de uma pneumonia.
Isso porque uma infecção nas vias aéreas superiores (cavidades nasais, faringe e laringe) pode facilitar a entrada de outros agentes infecciosos nas vias inferiores (pulmão) causando a pneumonia.

Mas aqui estão algumas dicas. Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção. Para identificar se um indivíduo está com febre, deve-se utilizar o termômetro e seguir adequadamente as recomendações do fabricante, estando atento, por exemplo, ao tempo necessário para que a medição esteja concluída.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

Tendo por base os casos típicos de gripe, o seu desenvolvimento pode ser dividido em 4 fases.

  • Fase 1: sintomas que indicam o início da gripe. ...
  • Fase 2: mal-estar geral e febre alta. ...
  • Fase 3: tosse produtiva e expetoração. ...
  • Fase 4: os sintomas começam a aliviar.

A febre baixa, que compreende temperaturas entre 38,1º e 39º, não requer tratamento imediato quando o paciente apresenta bons sinais clínicos. Isso porque a variação da temperatura do corpo acima do normal, por si só, não indica uma infecção grave, sendo apenas um mecanismo de defesa do organismo contra a infecção.

Para frear a reprodução do vírus e propagação da infecção é que surge então a febre. De modo geral, a febre nada mais é que uma resposta do sistema imune a uma infecção. Ao elevar a temperatura corporal, o organismo evita que o agente infeccioso tenha as condições ideais para sua proliferação.

É importante ficar protegido de correntes de ar e não se expor a banhos frios ou quentes, já que choques térmicos tendem a aumentar o desconforto durante a febre alta e piorar calafrios. No entanto, manter o ambiente fresco e aliviar a sensação de calor são boas ideias para baixar a temperatura do corpo.

Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos acabam apelando para medicamentos desnecessariamente. No entanto, é possível diminuir a febre sem precisar de remédios.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.