Quantos gramas de gordura por quilo?

Perguntado por: iteixeira9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

* Para quem pratica exercícios físicos, a recomendação é feita de acordo com o peso corporal (5 a 10 g por quilo do seu peso). Cada pessoa deve consumir de 20% a 35% de gordura considerando o valor calórico total da sua dieta diária.

O cálculo aqui é mais simples: um grama de gordura para cada quilo de peso. Uma pessoa de 80 quilos deve ingerir 80 gramas de gorduras ao dia. Um grama de gordura possui cerca de nove calorias.

Os macronutrientes e a dieta pró-hipertrofia muscular
Existem especialistas que defendem o consumo de 10 a 35% das calorias diárias vindas de proteínas, 45 a 65% de carboidratos e 20 a 35% de gorduras. Outros afirmam que a melhor proporção é 10 a 15% de proteínas, 55 a 75% de carboidratos e 15 a 30% de gorduras.

Cada grama de proteína e carboidrato equivale a 4 calorias, enquanto cada grama de gordura é 9 calorias. Então, se você dividir o número de calorias de proteína e carbo por 4 e de gordura por 9, você descobre quantos gramas de cada nutriente você precisa.

Cada grama de gordura fornece 9kcal.

De acordo com a nutricionista @thaizbritonutri, 1 kg de gordura tem 7.700 calorias, ou seja, seria necessário ingerir 7.700 calorias a mais – além da sua necessidade básica, que é de 1.500 calorias por dia - para resultar em um quilo extra de gordura.

Quanto consumir: as diretrizes da FAO apontam que até 20% das calorias de uma dieta possam ser compostas por gordura insaturada. Se levar como exemplo uma dieta de 2.000 kcal, esse valor é de aproximadamente 44 g.

Como emagrecer 1 kg por semana

  1. Tomar chá termogênico. ...
  2. Evitar líquidos durante as refeições. ...
  3. Evitar molhos nas refeições. ...
  4. Mastigar bem os alimentos. ...
  5. Dormir 8 horas por noite. ...
  6. Evitar alimentos industrializados. ...
  7. Tomar suco detox.

A massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, 1 quilo de músculo é o mesmo que 1 kg de gordura, porém o músculo é mais compacto . O aumento da massa muscular provoca um aumento do metabolismo, e com isso uma perda de gordura corporal.

– Corpo com leve definição muscular: de 26% a 30% de gordura corporal; – Corpo equilibrado, com músculos aparentes e também com gordura: de 16% a 20% de gordura corporal; – Músculos aparentes e definidos: aproximadamente 15% de gordura corporal; – Definição igual de fisiculturistas: de 8% a 12% de gordura.

De acordo com a evidência mais recente, a fórmula de Harris-Benedict e a fórmula de Cunningham, parecem ser as mais adequadas para populações atléticas, sendo a primeira mais adequada para homens e a segunda para mulheres (Jagim et al., 2018).

A recomendação da OMS é consumir até 30% de gorduras do total de calorias ingeridas por dia. Isso considerando uma dieta de 2000 kcal/dia.

Os programas de treinamento propostos nesses estudos variaram de 2 semanas a 1 ano, e encontraram resultados que se diferenciaram entre 0kg e 7,2kg, com uma média de ganho de massa muscular de 1,1kg.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Ex: uma pessoa com 70 kg e com um percentual de gordura de 25%, o cálculo seria: Multiplique o percentual de gordura por 100 (25 x 100 = 0,25). Multiple o peso total pelo percentual e obtenha o equivalente à massa gorda em quilos (70 x 0,25 = 17,5).

Consumo indicado de proteína
Mas o consumo médio diário recomendado pelos principais órgãos oficiais de nutrição, como a Organização Mundial da Saúde, é de 0,8 gramas por kilograma de peso do corpo.