Quantos gramas a carne perde no cozimento?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

A carne reduz pela cocção pelo menos 10% de seu volume inicial.

Quando a carne bovina é cozida, perde água e encolhe. Seus pigmentos, combinados com oxigênio, são desnaturados (quebrados em fragmentos) pelo calor e se tornam amarronzados, a cor natural da carne bem passada. Ao mesmo tempo, as gorduras da carne são oxidadas.

Para obter-se 1 Kg carne de ave cozida é preciso comprar 2,560 P.V (peso vivo).

Carne: palma da mão
Uma porção de carne vermelha deve ser do tamanho da palma da sua mão. Para uma pessoa de tamanho médio, um bife deste tamanho tem 100 gramas. “Objetive uma porção de proteína deste tamanho em cada refeição”.

O rendimento é calculado dividindo-se o peso da carcaça (soma das duas meias carcaças resultantes do abate) pelo peso vivo do animal. Multiplicando-se o resultado dessa divisão por 100, teremos o rendimento expresso em porcentagem.

Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL. Dessa forma, temos: Resultado maior que 1: o alimento ganhou peso durante a cocção, por conta do processo de hidratação.

Carnes, aves e peixes - cada pessoa consome, em média, de 100 a 120g de proteína e 140g dos mesmos cortes com osso e para preparos cozidos.

Afinal, com apenas 1 kg de carne moída é possível fazer 5 refeições diferentes e dar uma boa variada no cardápio utilizando a mesma proteína.

5 colheres de sopa de carne moída equivalem a 100g em média !

Sim. Em geral, cada 100 gramas de carne de boi magra e crua, por exemplo, têm 21,5 gramas de proteína e 6,1 gramas de gordura, que depois de metabolizadas pelo organismo tranformam-se em energia – as calorias. O restante é água.

DICA: a costela depois do preparo perde cerca de 30% do seu peso, muita gordura e fibras. Além disso, 20% da costela é peso dos ossos. Dessa maneira, em um churrasco ou almoço de família, calcula-se 600g de costela por pessoa.

Em média, o recomendável é calcular 500 g de carne (sem ossos) por pessoa.

Neste caso, 1 kg da peça cortada em cubos médios também costuma render 10 espetos caprichados. Aqui, a ideia é que você corte a carne em pedaços padronizados, adicione azeite, sal, pimenta e os temperos de sua preferência. Depois, os distribua pelos espetos e, então, é só levar para grelhar.

O cálculo é muito simples. Para cada pessoa que garante comer 1 kg de carne, existem outros que se satisfazem com apenas 250 g. Portanto calcule 450g por pessoa (no caso de adultos) e 300g para cada criança (até 13 anos).

Rendimento = Peso líquido cru x Fator de cocção. Utilizado para calcular a modificação no peso do alimento que passa pela etapa de remolho (imersão em água).

400 g

Para o cálculo básico, a gente recomenda 400 g de carne por pessoa, mas dependendo de 3 informações, essa quantidade pode variar bastante. São elas: Tipo de evento. Perfil de convidado.

Descascar uma fruta, por exemplo, vai mudar o peso final dela, portanto: FC > 1 = perda. Já se o FC for igual a 1 quer dizer que não perdemos nada do alimento mesmo depois de prepara-lo, ou seja: FC = 1 = sem perdas (peso bruto = peso líquido).

O FC é obtido da simples divisão entre o peso bruto (PB) e o peso líquido (PL) de cada insumo. Como comentamos, o peso bruto diz respeito ao alimento em sua forma in natura, enquanto o peso líquido é aquele medido após a retirada de todas as partes que não serão consumidas, como cascas, sementes, pele, ossos etc.