Quantos golpes tem a capoeira?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Assim como a música tem apenas sete notas, a capoeira Angola tem seus sete principais golpes que são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão. Outro movimento interessante para fazer com os alunos é o Aú.

Durante um jogo realizam-se movimentos como: ginga, meia-lua, rabo de arraia, martelo de chão, chapa, tesoura, rasteira, aú, chamadas, entre outros.

A seqüência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes.

3 - O que é ginga na capoeira? 5 pontos. Golpe mais forte da capoeira. A ginga é a base da capoeira.

Nem todo mundo sabe que a capoeira nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época, uma forma de luta e resistência dos escravos.

Asfixiante: o asfixiante é um soco de Capoeira, como o nome sugere, o golpe é feito contra o nariz, boca e/ou garganta do oponente. Pode ser feito com a mão na vertical e na horizontal. Assemelha-se ao Direto do Boxe, pois é feito com o braço correspondente à perna que está atrás na ginga.

Capoeira Angola – mais tradicional, é o estilo de capoeira que veio de Angola trazido pelos escravos negros. Tem um modo de dança muito detalhista, no qual os movimentos são muito lentos, num ritmo bem devagar.

Praticada em mais de 150 países pelo mundo todo, atualmente, a capoeira tem praticantes que defendem que ela se torne um esporte olímpico. O principal impasse até o momento é a falta de padronização nas regras, golpes, movimentos e nos toques do berimbau.

Existem vários estilos de capoeira, mas as três principais são:

  • Capoeira Angola – modalidade mais antiga. ...
  • Capoeira Regional - criada pelo famoso mestre Bimba, possui um ritmo musical mais rápido e seco, além de movimentos mais suaves. ...
  • Capoeira Contemporânea – é uma prática mais recente, surgiu na década de 70.

A maioria dos autores afirmam que a capoeira veio para o Brasil trazida pelos negros bantos. A capoeira foi, durante muito tempo, disfarçada e escondida dos senhores de engenho e feitores. Hoje é considerada uma manifestação cultural nascida da luta dos negros pela liberdade.

Os toques que caracterizam a Capoeira Regional são: São Bento Grande, Santa Maria, Banguela, Amazonas, Cavalaria, Idalina e Iúna.

Resumidamente, afirma-se que “a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro”.

INSTRUMENTOS DA CAPOEIRA
Para a capoeira, utilizamos basicamente o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco.

Capoeira Angola
A Angola é o estilo original praticado pelos escravos. Essa maneira de jogar capoeira é caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos furtivos e executados de modo rasteiro.

“Apesar de eles estarem acostumados com a capoeira regional (a mais tradicional) por ser mais rápida e com mais pulos, é muito interessante que eles conheçam a Capoeira de Angola, que é a ´capoeira-mãe`.

A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

Ginga

Ginga: é o passo mais básico, praticamente todos os demais movimentos da capoeira partem da ginga. O lutador mantém um gingado contínuo do corpo, levando uma perna e o braço do mesmo lado alternadamente para frente e para trás, atento para atacar ou se defender.

Em apresentação ao presidente Getúlio Vargas, este, admirado exclamou: “A capoeira é o esporte verdadeiramente nacional”. Em 1934, Getúlio Vargas legalizou a capoeira com profissão.