Quantos gol de bicicleta tem o Messi?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Depois de inúmeras tentativas em partidas de LaLiga, Supercopa da Uefa, Champions League e Mundial de Clubes, Messi enfim conseguiu quebrar um tabu que carregava em sua carreira: fazer um gol de bicicleta.

TEMPORADAJOGOSGOLS (G)
2021/223411
2022/231712

O primeiro gol de bicicleta
Há quem diga que quem criou o gol de bicicleta foi o brasileiro Petronilho de Brito. Outros historiadores e esportistas afirmam que o inventor foi o espanhol naturalizado chileno Ramón Unzaga Asla. Ele teria marcado um gol de bicicleta contra a Argentina durante a Copa América de 1920.

O atacante brasileiro Pelé, um dos jogadores mais conhecidos do esporte, também considera difícil a manobra e afirmou ter marcado apenas algumas vezes gols de bicicleta em seus 1 283 feitos durante a carreira.

O gol de bicicleta do atacante Manoel, do Altos, foi o escolhido o mais bonito da terceira fase da Copa do Brasil.

Artilheiro da Copa do Mundo de 2022, com 8 gols, e do Campeonato Francês, na temporada 2021/22, o atacante Mbappé foi o jogador que mais marcou gols em 2022. Foram 55 em exatos 55 jogos. Pelo PSG, o francês, que completou 24 anos no último dia 20, anotou 43 gols em 42 jogos.

Os jogadores em atividade que estão perto de entrar neste top 10 de maiores goleadores da Champions League são:

  • Neymar: 43 gols.
  • Mohamed Salah: 43 gols.
  • Edinson Cavani: 35 gols.
  • Zlatan Ibrahimovic: 48 gols.
  • Kylian Mbappé: 39 gols.

Para uma bicicleta legítima, o jogador deveria estar de costas para o gol e fazer movimentos com as duas pernas, uma lançada ao alto e em seguida a outra golpeando a bola, se assemelhando a uma pedalada. Daí o nome de “bicicleta”.

1Marcos Assunção | 124 gols
O número foi divulgado por sua assessoria de imprensa: dentre os 139 tentos marcados pelo jogador em sua carreira, 124 foram em cobranças de falta. O site ogol, entretanto, credita apenas 121 gols oficiais - de falta ou não - ao ex-jogador.

4. Pelé - 767 gols. O eterno Rei do Futebol, que nos deixou em dezembro de 2022, ainda é o maior artilheiro da história deste esporte.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo, o incrível futebolista português e capitão da Seleção de Portugal atua como avançado, sendo impressionantes os seus múltiplos recordes de golos e de outros feitos ao serviço do Manchester United, Real Madrid e Juventus.

CR7 elegeu o golaço de bicicleta pelo Real Madrid contra a Juventus, seu atual clube, em abril de 2018, na Champions, como a maior pintura. Setecentos gols é algo impressionante.

Leônidas da Silva

Leônidas da Silva foi o autor do primeiro gol de bicicleta, em 1932, no Rio de Janeiro. Foi um jogador brilhante, jogou duas copas do mundo e foi campeão por todos os grandes clubes que defendeu, mas a jogada que consagrou seu nome foi executada com a camisa do Bonsucesso, em partida contra o Carioca.

Mas Ibrahimovic foi além e, em 2012, em um jogo amistoso contra a inglaterra, aproveitou uma tentativa ruim do goleiro inglês de afastar a bola e fez um gol de bicicleta a aproximadamente 40 metros do gol. A jogada foi tão emblemática e bonita que ganhou o prêmio Puskas de gol mais bonito do ano de 2013.

De acordo com uma pequisa realizada pela empresa Odoxa, especializada em opinião pública, 61% dos franceses têm Mbappé como jogador favorito no Paris Saint-Germain, ultrapassando nomes como Neymar (9%) e Cavani (7%).

Messi foi eleito o melhor jogador da partida em quatro dos seis confrontos que participou. Já Mbappé fez cinco gols e deu duas assistências. Em sua segunda Copa -- e buscando o bicampeonato --, o francês teve 11 finalizações certas, deu 137 passes, deu 14 dribles e sofreu 7 faltas em seis jogos.

O uruguaio Edinson Cavani, que acertou recentemente sua transferência do Manchester United para o Valencia, é o maior artilheiro da história do PSG com 200 gols em 301 jogos (média de 0,66 por jogo).