Quantos gigas é necessário para fazer um pendrive bootável?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Importante: antes de começar esse tutorial, é fundamental que você tenha em mãos um pendrive com pelo menos 8 GB de capacidade. Além disso, certifique-se que ele está limpo, ou seja, formatado e sem nenhum outro tipo de arquivo. Passo 1. Acesse o site da Microsoft e baixe a ferramenta Media Creation Tool.

Primeiramente, você vai precisar de uma unidade USB que tenha no mínimo 8 GB de espaço de armazenamento. Além disso, é importante que a unidade esteja vazia ou sem nenhum documento importante salvo, pois tudo será apagado durante a formatação (é recomendado fazer o backup dos documentos).

Para isso, é necessário obter duas um pen drive de, no mínimo, 4 GB; e a imagem do Windows 7. Se o usuário tem um DVD com o sistema, basta retirar a imagem utilizando ferramentas, como Daemon Tools, PowerISO ou DVD Shrink.

Saiba como instalar o Windows 7 pelo pendrive bootável.
A lista completa aparece mais abaixo, no print do menu do programa. O que você vai precisar: pen drive USB com pelo menos 4GB; CD ou DVD de instalação do seu sistema operacional escolhido (Windows XP*, Windows Vista ou Windows 7 etc);

O boot é um termo utilizado para a realização do processo de inicialização forçada de um computador ao pressionar o botão “Ligar” da máquina, até o total carregamento do sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou Mac. Ele só pode ser considerado quando é realizado por uma pessoa pressionando o botão principal.

Se o logotipo do Windows (ou qualquer outro sistema que esteja no pendrive) for exibido, isso significa que sua unidade é inicializável. Se o processo congelar ou travar na janela de comando, então sua unidade não tem essa característica.

Copie os arquivos da ISO para a pasta raiz do pendrive.

  1. Agora, encontre a ISO do Windows 11 em seu computador e abra o arquivo. Para isso, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Montar". ...
  2. Copie todos os arquivos presentes dentro da ISO e cole na raíz do pendrive. Pronto!

A Microsoft recomenda que os usuários criem uma partição com pelo menos 50 GB de espaço livre para instalar o Windows 10. Se você estiver usando uma versão mais antiga do Windows ou planeja instalar muitos softwares, pode ser necessário mais espaço.

Apesar de a Microsoft não disponibilizar uma ferramenta nativa para isso, é possível utilizar softwares gratuitos, como o Rufus, para instalar o sistema operacional em um dispositivo USB.

Windows 7 (16 a 20 GB)

Um pen drive bootável é o dispositivo responsável por controlar a inicialização de um sistema operacional, antes que ele seja iniciado diretamente no disco rígido do PC. Sendo assim, é nele que o pacote de instalação do SO ficará armazenado, sendo que ele normalmente ficaria na sua máquina.

Você pode usar a mídia de instalação (um pen drive ou DVD) para instalar uma nova cópia do Windows, executar uma instalação limpa ou reinstalar o Windows. Para criar a mídia de instalação, vá para site de download do software, onde você localizará as instruções passo a passo.

Para uma formatação completa, será necessário contar com um pen drive de pelo menos 8 GB de espaço de armazenamento. Importante: antes de iniciar a formatação, faça um backup!

Windows 8

  1. Processador 1 gigahertz (GHz)* ou mais rápido com suporte para PAE, NX e SSE2 (mais informações)
  2. RAM. 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
  3. Espaço em disco rígido. 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
  4. Placa de vídeo Dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM.

Ou seja, dispositivos capazes de participar de um boot. De forma geral, dispositivo de iniciação deve ser iniciado antes do carregamento do sistema operacional. Ou seja, tratam-se de dispositivos de entrada como o teclado, de saída como o monitor, e os dispositivos de armazenamento, como disco rígido, CD-ROM, etc.

Como criar um pen drive bootável pelo cmd

  1. Execute o Prompt de Comando como administrador — Foto: Reprodução/Paulo Alves. Passo 3. ...
  2. Liste e selecione o disco USB conectado ao computador — Foto: Reprodução/Paulo Alves. Passo 4. ...
  3. Crie e selecione uma nova partição no disco — Foto: Reprodução/Paulo Alves. Passo 6.

Uma unidade USB, também chamada de flash drive ou pendrive, é um dispositivo pequeno e portátil que se conecta à porta USB de seu computador. Drives USB são normalmente usados para armazenamento, backup de dados e transferência de arquivos entre dispositivos.

Boot é o processo que ocorre entre o momento em que um computador é ligado pelo usuário até a inicialização completa do sistema operacional, deixando a máquina pronta para uso. Em situações normais, quando há problemas de funcionamento, o processo costuma demorar apenas alguns segundos e logo libera o PC para uso.

Dentro da BIOS, você deve procurar uma opção com uma descrição próxima a “Boot Device Priority”. Essa opção indicará qual será a fonte de dados que o PC irá usar para ligar, podendo ser os próprios HDs internos ou uma mídia externa, como o pendrive.