Quantos GHz e um processador bom?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Se para execução de games pesados a recomendação gira em torno dos 3 ou 4 GHz, alguns usuários de softwares gráficos podem ter um bom desempenho com um processador que tenha 2 GHz, desde que as outras configurações do sistema também sejam atualizadas como a geração do processador, quantidade de núcleos e quantidade de ...

Os aparelhos de 100 W são indicados para que mora sozinho e não precisa de uma alta potência para preparar as suas refeições. Já os processadores de 1200 W são recomendados para profissionais de cozinha que precisam de alta potência para preparar os pratos com bastante rapidez.

A unidade de medida utilizada atualmente é o GHz, que representa 1 bilhão de pulsos por segundo. Por exemplo, uma máquina que possui 3.2 GHz de processamento possui a capacidade de realizar 3,2 bilhões de ciclos completos por segundo. Um número maior de GHz quer dizer também uma velocidade de processamento maior.

Já deu para entender que, quanto maior a velocidade em GHz de um clock, mais rápido o processador agirá. Porém, esse não é o único indicativo de velocidade. Atualmente, existem diversas tecnologias e arquiteturas que podem agilizar o processamento de dados.

A rede Wi-Fi de frequência 2.4GHz é a rede comum. Presente em todos os roteadores, esta rede é mais sucetível a interferências, pois outros aparelhos podem usar essa mesma frequência como, por exemplo, telefones sem fio ou micro-ondas.

Se um processador tem 2 GHz, significa que ele consegue executar 2 bilhões de pulsos de clock por segundo.

O que significa 1.2 GHz? A velocidade do processador, medida em MHz ou GHz, é chamada de clock. Por exemplo, o processador Pentium III/900 tem clock de 900 MHz, o Athlon /1200 tem clock de 1200 MHz, ou 1.2 GHz, e assim por diante. A partir de 1000 MHz passamos a usar a unidade GHz.

Uma das características importantes do processador está o clock, os Hertz representam o quanto o processador troca dados com o sistema. Ou seja, ele é responsável por medir a velocidade. Quanto maior o Hertz do clock, maior será a troca de dados na máquina.

A velocidade do processador
A velocidade do clock mede o número de ciclos que a CPU executa por segundo, medido em GHz (gigahertz). Um “ciclo” é tecnicamente um pulso sincronizado por um oscilador interno, mas para efeito de comparação, eles são uma unidade básica para entender a velocidade de uma CPU.

O Processador AMD Ryzen Threadripper 3970X está no topo desta lista não é à toa. Ele é potente e capaz de proporcionar uma performance altíssima, mas também é um dos processadores mais caros do mundo.

Já um i5 de oitava geração pode chegar a 4,3 GHz no modo “turbo”; um i7 pode fazer 4,7 GHz e um i9 pode alcançar até 4,8 GHz de frequência.

O Intel Core i9-12900KS é o mais rápido e caro processador para games.

Para isso, você tem que acessar a BIOS do seu notebook ou PC, geralmente a tecla "Delete" funciona. Em seguida, tentaremos alterar a frequência do seu processador através da opção "FSB Frequency". Selecione essa opção com as setas e aperte "Enter". Logo, aumente a frequência do processador e salve as alterações.

A velocidade de um processador é medida em MHz (megahertz) ou em GHz (Gigahertz). Essas duas grandezas têm o seguinte significado:1 MHz = 1 milhão de ciclos por segundo,1 GHz = 1000 MHz = 1 bilhão de ciclos por segundo.

A diferença entre as frequências é a quantidade de ondas que o equipamento transmite por segundo e o alcance. A frequência 2.4 GHz tem maior alcance, mas é mais propensa a interferências. Já a 5 GHz tem um alcance menor e proporciona maior velocidade e qualidade de sinal.

A frequência de 2,4 GHz do router Wi-Fi proporciona uma maior área de cobertura e é melhor para atravessar objetos sólidos, embora com uma velocidade máxima da ordem de 150 Mbps.

Como identificar cada processador
Vamos começar decifrando os códigos que identificam cada processador. Esses códigos possuem as seguintes partes: Marca (Intel® Core™), família (i3 até i7), depois o primeiro número, que indica a geração, (neste caso é o 10º), e, na sequência, o número que identifica o modelo.