Quantos gerentes pode ter uma empresa?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Um negócio pode ter um ou vários gerentes, tudo depende do porte e da necessidade da empresa em gerenciar setores específicos. Sendo assim, é muito comum que empreendimentos de grande porte tenham gerentes em diversas áreas.

Um gerente é uma pessoa responsável por fazer com que os aspectos técnicos, operacionais e de planejamento fluam com organização e assertividade no dia a dia de um setor ou uma empresa. Ou seja, esse profissional representa, na maioria das vezes, os interesses e a imagem do dono do negócio.

Descubra como ser um gerente com 8 passos

  1. Comunicar o interesse ao gestor.
  2. Fortalecer habilidades.
  3. Mostrar o valor do seu trabalho.
  4. Ser o mentor de um funcionário.
  5. Ter autoconhecimento.
  6. Compartilhar o conhecimento.
  7. Criar bons relacionamentos no ambiente de trabalho.
  8. Fazer uma pós-graduação. Posts Relacionados. Galeria de Imagens.

No cargo de Gerente Geral se inicia ganhando R$ 2.076,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.353,00. A média salarial para Gerente Geral no Brasil é de R$ 3.454,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração de Empresas.

Assim, o que temos é que um gestor acumula mais atividades e responsabilidades do que um gerente. O trabalho deles pode ser conjunto, mas o primeiro sempre terá mais peso em suas atividades.

E agora, quem contratar? Resumidamente, podemos dizer que os gerentes estão acima dos coordenadores e que os coordenadores estão acima dos supervisores. Todos eles estão em posição de liderança e é preciso que sejam cada vez mais líderes e cada vez menos chefes.

O gerente, por sua vez, caracteriza-se por ações como: planejar, organizar, ordenar, desenvolver estratégias, controlar, solucionar problemas e manter a ordem. Firmadas essas premissas, podemos afirmar que um bom gestor é um líder-gerente com uma "pitada" de chefe.

O que é Subgerente:
Funcionário (a) que está em um nível abaixo do gerente, ou que o substitui na sua ausência.

O perfil desse gerente deve conter algumas características indispensáveis, como foco e direcionamento, liderança, planejamento e a capacidade de gerenciar pessoas. Assim como também deve ter raciocínio lógico, capacidade de comunicação e negociação, já que deve resolver dificuldades e tomar decisões.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas: Estratégico; Tático; Operacional.

Administração. O curso de Administração é a primeira opção que todos aqueles que pretendem ser gerentes de empresas cogitam.

O estudo mostra também que as ascensões, como já era esperado, são mais frequentes nos primeiros 5 anos, onde o profissional passa por uma média de 3 posições até chegar a um nível de sub gerencia e de aí para a gerência, outros 5 anos.

O cargo de gerente de TI é o que oferece melhor remuneração: R$ 12.064. Ele é seguido pelo gerente de produtos (R$ 11.170) e pelo gerente de operações (R$ 10.247). Já o salário médio para gerentes, sem especificação de área, é de R$ 8.320.

Qual é a comparação do salário de Gerente na empresa Caixa Econômica Federal com a faixa salarial base do cargo? A média salarial de Gerente é de R$ 12.250 por mês em Brasil, que é 23% menor do que a média salarial mensal da empresa Caixa Econômica Federal para essa vaga, que é de R$ 15.950.

PORTE DA EMPRESASALÁRIO MÉDIO
TraineeMaster
Média EmpresaR$ 3.305,12R$ 9.439,77
Pequena EmpresaR$ 2.203,42R$ 6.293,17

Esse profissional deve ter conhecimento técnico da sua área de atuação e de gerenciamento de pessoas. Hierarquicamente, o diretor está acima do gerente.

Sendo assim, um gerente está acima do coordenador.

CEO — Chief Executive Officer
Geralmente, em muitas empresas, o cargo de CEO é ocupado pelo dono, diretor ou presidente da companhia. Mas saiba que, nesse caso específico, existe uma linha tênue que separa as atribuições de ambas as posições. O dono (ou diretor, presidente) é, como o nome já diz, o dono do negócio.

Geralmente, não há nenhuma diferença entre encarregado e supervisor. São apenas maneiras distintas de nomear a mesma categoria profissional.

Atua com gestão e administração do faturamento e cobrança da empresa, faz conferência de contas e entrada de valores.

O supervisor é responsável pelas pessoas que trabalham com ele e suas atividades, enquanto um gerente é responsável pelas pessoas e coisas. Um supervisor não tem o direito de contratar ou demitir funcionários, mas pode recomendá-los. Ao contrário do gerente, que consegue contratar ou demitir funcionários.