Quantos GB o exFAT suporta?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

exFAT é um novo sistema de arquivos que permite que um único arquivo maior do que 4GB possa ser armazenado no dispositivo. Este sistema de arquivos também é compatível com Mac. O Windows 7 e Mac OS 10.6.6 (e superior) são compatíveis nativamente com exFAT.

O exFAT foi pensado para dispositivos flash (pen drives, cartões de memória, SSD, celulares, etc), mas apesar de ser mais compatível do que o NTFS, alguns equipamentos mais antigos podem não reconhecer ou aceitar o formato.

Resumidamente, o NTFS é ideal para HDs internos que lidam com o Windows, enquanto o exFAT é a melhor opção para pen drives e HDs externos. Já o FAT32 é útil para lidar com dispositivos que não suportam os outros sistemas de arquivos.

Uma das vantagens do exFAT é o baixo consumo de recursos do sistema. Ele possui uma estrutura simplificada do sistema de arquivos em comparação com o NTFS, o que resulta em um acesso mais rápido aos arquivos e um desempenho mais eficiente em dispositivos com recursos limitados.

O sistema de arquivos exFAT usa 64 bits para descrever o tamanho do arquivo, permitindo assim aplicativos que dependem de arquivos muito grandes. O sistema de arquivos exFAT também permite clusters de até 32 MB, habilitando efetivamente dispositivos de armazenamento muito grandes.

exFAT é o sistema de arquivos ideal para pendrives USB. Ele não possui o limite de tamanho de arquivo de 4 GB e é compatível com a maioria dos sistemas operacionais Windows e Mac.

4 GB

Por outro lado, o tamanho máximo de arquivo do FAT32 é de 4 GB, quase nada agora que telefones conseguem gravar vídeos em 4K. Além disso, é um pouco mais difícil formatar uma unidade maior do que 32 GB para FAT32 no Windows 10.

A principal diferença entre o FAT32 e o exFAT é que o exFAT suporta a transferência de arquivos maiores que 4 GB. E funciona bem em computadores Windows e Mac, que é mais compatível que NTFS. Sua maior desvantagem é que não há função de log de arquivo, portanto, não pode gravar o registro de modificação do disco.

O FAT32, NTFS e o exFAT são três sistemas de ficheiros diferentes, que são usados para guardar organizar os dados num dispositivo de armazenagem. A sua utilização depende do tipo de dispositivo que está a usar.

Como formatar HD/SSD para exFAT

  1. list disk.
  2. select disk 2 (Substitua 2 pelo número do disco do seu HD/SSD de destino.)
  3. list partition.
  4. select partition 2 (substitua 2 pela letra da unidade de sua partição de destino.)
  5. format fs=exfat quick.

Solução 2. Usando o gerenciamento de disco do Windows

  1. Inicie o Gerenciamento de disco. Clique com o botão direito em Este PC e selecione Gerenciar. Em seguida, vá para Gerenciamento de disco. ...
  2. Clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade USB que deseja formatar. Clique em Formatar. Selecione NTFS.

Método 1: Usando o Explorador de Arquivos
Localize a unidade USB em Este PC. Clique com o botão direito e selecione Formatar. Etapa 3: Clique em Sistema de Arquivos e selecione exFAT no menu suspenso. Marque a caixa de seleção Formatação rápida se ainda não estiver marcada.

Transferir um arquivo de 4GB ou maior em pen drive ou cartão de memória

  1. Duplo clique em Computador/Meu Computador.
  2. Clique direito no mouse sobre a unidade (pen drive ou cartão de memória) e selecione Formatar.
  3. Na lista do Sistema de Arquivos, selecione exFAT.
  4. Clique em Iniciar.
  5. Clique em OK para iniciar a formatação.

Resumidamente, o NTFS é ideal para HDs internos que lidam com o Windows, enquanto o exFAT é a melhor opção para pen drives e HDs externos. O FAT32 é útil para lidar com dispositivos que não suportam os outros sistemas de arquivos.

exFAT é o melhor formato de sistema de arquivos para discos rígidos USB/externos, pois é um sistema de arquivos multiplataforma. O exFAT pode ser lido por Windows e Mac e pode ser usado como uma unidade USB inicializável. Tem melhor compatibilidade com sistemas operacionais e dispositivos mais recentes do que o FAT32.

NTFS é normalmente definido como o formato de sistema de arquivo padrão para partições de disco rígido do Windows. Para usar cartões SD em celulares Android, o FAT32 é mais adequado. Se o seu cartão SD atual for NTFS, você pode seguir este link para converter NTFS para FAT32 sem formatar ou perder dados no cartão.

Para recuperar dados do disco rígido exFAT, você pode fazer isso facilmente usando um software de recuperação de dados, que é capaz de detectar e ler o disco rígido, disco rígido externo, unidade flash USB, pen drive, cartão de memória do sistema de arquivos exFAT.

Clique com o botão direito do mouse em sua unidade USB e selecione Formatar. Etapa 4. Na lista suspensa Sistema de arquivos, escolha FAT32 e clique em OK.

Clique com o botão direito em "Este PC" > “Gerenciar” e escolha “Gerenciamento de disco”. Clique com o botão direito na unidade flash USB ou no disco rígido e escolha “Formatar”. Por fim, clique em "Ok" para confirmação.