Quantos g um ser humano suporta?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Uma pessoa normal aguenta cerca de uma aceleração de 5 g (ou 49.03325 m/s²), ocorrendo o enrijecimento dos músculos devido a força que o sangue exerce na volta do cérebro.

18 g. Embora esse seja o valor em que os cientistas acreditam ser o limite que o corpo humano aguentaria, há pessoas que já chegaram ao 70 g. Quem atingiu esse feito foram os pilotos Ralf Schumacher e Robert Kubica. Contudo, eles alcançaram essa força por milésimos de segundo.

Ele se submeteu à força 9G por quatro vezes durante 1m30s – significa que o homem suportou até nove vezes o peso de seu próprio corpo sem desmaiar. O exame é realizado com o intuito de adaptar o corpo às eventuais condições apresentadas por caças ou por espaçonaves no momento de decolagem.

O desmaio ocorre quando há um estímulo anormal do nervo vago, gerando uma queda brusca de pressão, diminuindo o envio de oxigênio e sangue para o cérebro.

Algumas pessoas sentem vertigem ou tontura antes de desmaiar. Outras podem ter náusea, sudorese, visão turva ou em túnel, formigamento dos lábios ou pontas dos dedos, dor torácica ou palpitações. Com menor frequência, há pessoas que desmaiam repentinamente, sem nenhum sintoma.

O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua.

As forças-G mais fortes já sentidas
Astronautas são rotineiramente expostos a 3g durante lançamentos de ônibus espaciais, 8g num lançamento de foguete de propulsão Atlas da era Mercury, 7,25g a bordo um foguete Titan da era Gemini e cerca de 4g num Saturn 5s.

Para que seja possível simular a Força G, o Motion FX tem dois motores e dois eixos que giram em 360°, que atuam conforme o usuário se movimenta no jogo, à sua frente, simulando loopings e capotagens, por exemplo.

Trata-se de um referencial usado principalmente na aviação, já que é uma das poucas áreas em que conseguimos ver esse fenômeno acontecer. Isso significa que cada nível de Mach escalona em 1.225 km/h, que é a velocidade do som em condições normais de temperatura e pressão.

Quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é reduzido a um certo nível, o piloto perde a. consciência.

Diferente do que muitos pensam, não existe 'gravidade zero' no espaço. A todo momento estamos sendo afetados por efeitos gravitacionais, gerados pela massa de planetas, estrelas ou qualquer corpo ao nosso redor. Até em meio ao vácuo espacial, longe de qualquer corpo, existe gravidade permeando todo o espaço.

1 g significa que estamos sob uma aceleração de, aproximadamente, 9.8 m/s2.

A ciência explica que, para diminuir a força G sobre um determinado corpo, é necessário que uma aceleração de igual intensidade a gerada pela gravidade "empurre" esse mesmo corpo no sentido contrário ao feito pela Terra.

Você pode assistir "Força G" no Disney Plus em Stream legalmente.

Uma síncope, conhecida vulgarmente por desmaio, é uma perda de consciência transitória, devida a diminuição do fluxo de sangue no cérebro, seguida de uma recuperação rápida e completa. Um desmaio tem uma duração curta. Não dura mais do que alguns segundos.

No momento do desmaio, é ainda comum que os olhos fiquem desviados para cima e permaneçam abertos. Eles também podem fazer movimentos para um lado e para o outro, aparentando desorientação. A respiração durante o episódio de desmaio pode tornar-se ruidosa.

Quando entramos no estágio REM, o cérebro ativa o mesmo mecanismo que produz os sonhos. Mas as alucinações da quase morte não são sonhos propriamente ditos, parecem mais sonhos lúcidos, porque ocorrem enquanto estamos conscientes.

A síncope vasovagal pode ser induzida por dor intensa, calor forte, por ficar em pé durante muito tempo, por medo ou estados de ansiedade intensa.

"É preciso segurar, amparar a pessoa que está desmaiando", explica a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar. Para melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, é preciso levantar as duas pernas para cima. Naturalmente o fluxo de sangue irá voltar ao normal e a pessoa irá acordar.