Quantos fusos horários o Brasil possui?

Perguntado por: vluz . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Os fusos horários no Brasil são divididos em quatro por causa da sua grande extensão (Leste-Oeste). Todos esses fusos estão atrasados em relação às regiões que estão localizadas a Leste, incluindo o Meridiano de Greenwich.

Os fusos horários no Brasil são:

  • Fuso horário 1: duas horas atrasado em relação a Greenwich (GMT -2). ...
  • Fuso horário 2: três horas atrasado em relação a Greenwich (GMT -3). ...
  • Fuso horário 3: quatro horas atrasado em relação a Greenwich (GMT -4). ...
  • Fuso horário 4: cinco horas atrasado em relação a Greenwich (GMT -5).

-3 horas

A maior área do país se encontra sob o fuso horário de -3 horas (GMT-3), registrado como o horário oficial de Brasília, contemplando dentro dessa faixa os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, o Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, ...

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras.

Os estados que têm uma hora a menos que Brasília são os seguintes: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.

GMT (Tempo Médio de Greenwich) são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são ZULU e UTC (Coordenadas Universais de Tempo).

Em suma, o Brasil tem 4 fusos horários, todos a Oeste do meridiano de Greenwich e, por esse motivo, têm os fusos precedidos do símbolo negativo (-).

O mundo é dividido em 24 deles, que só foram adotados universalmente a partir de 1929. Até o fim do século 19, o conceito de horário era algo extremamente local. O acerto dos ponteiros era feito através do Sol e eles eram ajustados a cada cidade.

Fuso 1 (-2 GMT): A 30°O do Meridiano de Greenwich, surge o primeiro fuso brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha e Trindade e Martim Vaz.

O Acre tem um um fuso horário diferente devido a sua localização geográfica, o que faz que tenha uma diferença de horário com as demais cidades.

Como a Terra gira de oeste para leste, partindo de um determinado fuso, a cada 15° que nos movemos para oeste o horário local aumenta em uma hora. De modo semelhante, a cada 15° que nos movemos para leste o horário local é reduzido em uma hora.

Existem, na verdade, mais que 24 fusos horários
A Rússia e os Estados Unidos, nesse sentido, têm 11 fusos cada, por exemplo. Antártica, Austrália e Reino Unido possuem 9 cada um.

Fernando de Noronha/PE faz parte do fuso horário adotado pelos arquipélagos de São Pedro e São Paulo, Ilhas de Trindade e Martim Vaz e é de 01 hora a mais que o horário de Brasília (exceto quando há o horário de verão).

Se em Brasília o horário for de 13h20, em Noronha será 14h20.

A ilha possui 01 hora a mais que Brasília (exceto no horário de verão). O fuso GMT - 2 horas é adotado no arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha e Ilhas de Trindade e Martim Vaz.

um estado bastante ligado ao ecoturismo a história do Brasil EA cultura regional pensa. no Acre como um refúgio em meio à natureza um lugar para ter experiências únicas em meio à cultura e aos festivais indígenas para andar sobre as árvores voar de balão sobre a Amazônia e acima de tudo viver.

Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora - e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário. No interior dessas faixas, por convenção, passou a vigorar um mesmo horário.