Quantos fusos horários existem no planeta Terra?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

O mundo é dividido em 24 deles, que só foram adotados universalmente a partir de 1929. Até o fim do século 19, o conceito de horário era algo extremamente local. O acerto dos ponteiros era feito através do Sol e eles eram ajustados a cada cidade.

Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para "Greenwich Mean Time".

O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3, GMT -4 e GMT -5. Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.

Kiribati

Kiribati, o país que driblou o fuso horário para ser o primeiro a celebrar - UOL Nossa.

Nepal

Nepal + 8 45 min.

O Meridiano de Greenwich é o marco longitudinal para determinar o padrão dos fusos horários, ou seja, o Greenwich Mean Time (GMT). Portanto, a longitude 0° passa sobre Greenwich, em Londres. A Leste desse marco, conta-se até 180° positivos e, para Oeste dele, até 180° negativos.

Rússia

E o governo, às vezes, toma decisões peculiares. É a Rússia, maior país do mundo em extensão longitudinal. Ao todo, 11 fusos horários e mais de 10 mil quilômetros separam a região oeste do extremo leste.

Inicialmente, apenas um único fuso cobria todo o território nacional, o que mudou em 1913, quando o decreto de lei nº 2.784 – sancionado pelo então presidente Hermes da Fonseca – determinou quatro fusos horários, de modo a organizar melhor a distribuição dos horários com base no Meridiano de Greenwich, criado algumas ...

Mas você sabe quantos fusos horários existem no Brasil? Oficialmente, existem quatro fusos horários no Brasil. Isso significa que o governo brasileiro divide o país em quatro áreas em que cada uma se encontra em um horário diferente.

GMT (Tempo Médio de Greenwich) são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares.

23 horas

A rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites do mundo, através da distribuição progressiva da luz solar no globo, e sua duração é de 23 horas, 56 minutos, quatro segundos e 0,9 décimos, em uma velocidade de 1.666 km/h ou 465 m/s.

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras.

"Não haveria confusões sobre o tempo porque todos estariam vendo o mesmo horário em seus relógios. Como resultado, existiria maior segurança e eficácia, porque não se perderiam voos nem reuniões de trabalho, e seria mais fácil organizar o tempo de cada um", diz Hanke.

O Brasil possui 4: Horário Padrão de Fernando de Noronha (GMT-2), Horário Padrão de Brasília (GMT-3), Horário Padrão do Amazonas (GMT-4) e Horário Padrão do Acre(GMT-5). China e Índia, apesar de suas extensões continentais, possuem apenas um fuso oficial cada. Ou seja, quanto mais ao leste, mais tarde o sol se põe.

Ela era definida pelo Observatório Real de Greenwich, que desde 1675 realizava pesquisas sobre astronomia. Pouco tempo depois, em 1878, o engenheiro e inventor escocês-canadense Sir Sandford Fleming propôs a criação de um sistema internacional de fusos horários.

Desde 30 de outubro de 2013 seis estados usam dois fusos horários dentre suas fronteiras: Amazonas; Espírito Santo; Pernambuco; Rio Grande do Norte (e extraoficialmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).