Quantos filhos teve São José?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

De acordo com alguns relatos apócrifos, São José teria aos 40 anos de idade casado com uma mulher chamada Melcha, com quem viveu 49 anos e de quem teve seis filhos, um dos quais era Tiago, o Menor, "o irmão do Senhor".

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Segundo os textos apócrifos, Maria teria sido prometida a "José" (da casa de Davi), ainda na adolescência, por volta dos 12 anos de idade, como era costume entre as famílias judaicas daquela época. Teria se casado com 14 ou 15 anos.

Veja a vida de José. Ele era o típico “filhinho de papai”. Embora ele tivesse um caráter bondoso, e amasse o Deus de seu pai, não tinha maturidade para lidar com os conflitos de uma família complicada, onde um homem toma quatro mulheres e tem treze filhos.

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Um dos grandes sinais de Deus para os nossos tempos, é a aparição da mãe de Deus na cidade de Guadalupe, a um indígena, Juan Diego.

De acordo com alguns relatos apócrifos, São José teria aos 40 anos de idade casado com uma mulher chamada Melcha, com quem viveu 49 anos e de quem teve seis filhos, um dos quais era Tiago, o Menor, "o irmão do Senhor".

Tiago, o Justo

Tiago, o Justo, era irmão de Jesus.

49 anos (30 a.C.–20 d.C.)

Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica).

O Instituto Internacional de Estudos afirma: “acreditamos que Maria e José estavam na adolescência quando Jesus nasceu. Eles possivelmente tinham cerca de dezesseis e dezoito anos respectivamente. Esta era a norma para os recém-casados judeus naquela época “.

Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como a Mãe de Deus.

A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.

Quando ele soube que Maria teria um bebê, ficou sem saber o que fazer. Como o bebê não era seu, ele pensou que não deveria se casar com ela. Certa noite, um anjo apareceu a José num sonho e disse-lhe que o bebê de Maria era o Filho de Deus. O anjo disse a José que se casasse com Maria e que chamasse o bebê de Jesus.

Sant'Ana

De Sant'Ana bem pouco nos dizem a história e a Bíblia, mas basta sabermos quem ela é e quão grande é o seu poder: ELA É A MÃE DA MÃE DE JESUS, A AVÓ DE JESUS. Louvamos Maria porque é a Mãe de Deus. Logo, devemos louvar igualmente Sant'Ana porque é a Mãe da Mãe de Deus.

Os hicsos acabaram finalmente vencidos, depois de aproximadamente 500 sobre as terras do Egito, por Amósis filho de Taá, na XVIII dinastia. É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís.

De acordo com os registros considerados sagrados, pai e filho morrem no fim dessa história, depois de um reencontro emocionante de todos os familiares com José (Juliano Laham). As passagens são bem fortes. Confira!

  • Efraim
  • Manassés

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.