Quantos filhos teve Santos Dumont?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Não se casou nem teve filhos. Seu pai, Henrique Dumont, faleceu no Rio de Janeiro, aos 60 anos de idade, em 1902; sua mãe, Francisca Santos, suicidou-se na cidade do Porto, em Portugal, aos 67 anos, no mesmo ano.

Conhecido como o Pai da Aviação, ele tirou a própria vida em 23 de julho de 1932, aos 59 anos, em um quarto do Grand Hotel La Plage, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Não deixou descendência ou nota de suicídio. Seu corpo foi enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, no dia 21 de dezembro de 1932.

Sim, Santos Dumont inspirado pela obra de Julio Verne tinha o sonho de voar. Para realizar seu sonho começou cedo a estudar. Teve muitos projetos e fracassos até atingir seu objetivo.

O defeito em uma das asas do avião Demoiselle 20 fez com que Santos Dumont caísse de uma altura de 30 metros, ferindo-se gravemente em janeiro de 1910. Por causa do incidente e seguindo orientação médica, há exatos 100 anos o pai da aviação decidiu parar de voar.

No final da avenida Santos Dumont, na zona norte da Capital, há uma praça circular que abriga uma homenagem àquele ilustre brasileiro, na forma de uma réplica, em tamanho natural, do avião 14-Bis.

Incapaz de cuidar da fazenda, Henrique Dumont decidiu vendê-la para a Companhia Melhoramentos do Brasil. A venda concretizou-se em 1891, e o valor pago a seu dono foi uma enorme fortuna: 12 mil contos de réis.

esclerose múltipla

A redescoberta de documentos de Santos-Dumont reacendeu a discussão sobre o diagnóstico de esclerose múltipla dado para o inventor pouco antes de ele abandonar suas experiências com dirigíveis e aviões, em 1910.

Nessa data, Santos Dumont decolou com seu “14 BIS” e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica ...

Alberto Santos Dumont

Da mente do inventor e cientista Alberto Santos Dumont surgiram várias ideias para facilitar a vida da sociedade e da indústria, desde chuveiro de água quente ao 14-Bis.

Arquivados

  • Balão a gás de pequeno porte. Em 1897, aos 24 anos e herdeiro de uma imensa fortuna, Santos Dumont se estabeleceu em Paris. ...
  • Dirigível. A experiência foi importante para o passo seguinte. ...
  • Relógio de pulso. ...
  • Hangar. ...
  • Avião. ...
  • Precursor do ultraleve. ...
  • Chuveiro de água quente.

Melhor para Dumont, claro, que teve seus projetos exitosos expostos e testados com muitas testemunhas. Os registros do dia 23 de outubro de 1906 são considerados os mais importantes da aviação mundial para muita gente — menos para os Irmãos Wright e muitos especialistas dos EUA.

Le Petit Santos

De tanto cruzar os céus de Paris com o número nove, recebeu o apelido de "Le Petit Santos". O "n.º 10", maior que os outros, foi denominado "um dirigível ônibus", pelo próprio Santos Dumont.

Ele realizou outras invenções, como o relógio de pulso e o chuveiro de água quente. Ele não é considerado internacionalmente como o inventor do avião.

Após uma tentativa fracassada de fazer voar um helicóptero, Santos Dumont construiu em julho de 1906 uma máquina híbrida, um avião unido a um balão de hidrogênio. Como o balão utilizado foi o N° 14, o híbrido recebeu o nome de 14-bis (o "14 de novo").

Monumento do 14 Bis é restaurado e volta a ser exposto em Petrópolis, no RJ | Região Serrana | G1.