Quantos filhos teve Maria depois de Jesus?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

De acordo com a Bíblia, Jesus teve quatro irmãos (Tiago, José, Simão e Judas) e também algumas irmãs (Mateus 12:46-50; 13:55-56; João 2:12; 7:3-10; Atos 1:14; 1 Coríntios 9:5; Gálatas 1:19).

Os irmãos de Jesus mencionados na Bíblia eram filhos de José e Maria? Jesus não teve apenas irmãos, mas também irmãs (Marcos 6:3). Os nomes de Seus irmãos são conhecidos (Tiago, José, Judas e Simão [Mateus 13:55], mas não os nomes das irmãs.

Essa única ocorrência está no Primeiro Livro das Crônicas -- e mesmo assim o contexto deixa claro que as pessoas em questão não são irmãs, mas primas.

Ele diz até que Jesus e Madalena tiveram dois filhos e eram casados, sendo, portanto, marido e mulher. Porém, esse não é o único registro de uma eventual relação entre os dois.

José, tradicionalmente, é tido como solteiro e não teve filhos biológicos antes de se casar com a Virgem Maria, e nem é possível dizer a sua idade. No evangelho apócrifo em questão, ele é encarregado de cuidar de uma virgem, chamada Maria.

Teria se casado com 14 ou 15 anos. Nos Evangelhos, a profissão de José é citada como "carpinteiro", mas o termo grego que designa a profissão está mais próximo de "construtor", aquele que trabalhava com madeira, pedra ou ferro.

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe.

Resposta: Os nomes de seus irmãos eram Judas, Justo, Tiago e Simão, e os nomes das duas filhas eram Assia e Lídia. Podemos encontrar essa resposta na Bíblia nos evangelhos de Hebreus, em Marcos 6;3, e Mateus 13;55-56.

Judas Tadeu

Seu pai era irmão de São José e sua mãe, prima-irmã de Maria. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus e o seu irmão Tiago, chamado "o Menor" tornou-se discípulo como ele.

Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço (João 1, 2-10). Essa passagem bíblica retrata um sentimento intenso que é o existente entre irmãos. Na Palavra Sagrada, o termo é usado para definir muito mais do que pessoas que nasceram dos mesmos pais.

Se Maria concebeu Jesus aos 14 anos, deu à luz aos 15 (idade normal naquele tempo na Ásia Menor para casar) e Jesus morreu em torno dos 33 anos, Maria teria 50 anos ao morrer. Sabe-se que era a idade média de vida das mulheres naquele tempo e naquela região [1] .

Roboão teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas. Dentre suas esposas, a Bíblia menciona: Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi e Abiail.

O vaticanista ressalta, contudo, que para a Igreja Católica a narrativa é "simplesmente que José se casou com Maria" sem nada, nos textos, que diga "que ele era um homem velho". "Criou-se uma tradição. Por muitos anos ele foi apresentado como um homem mais velho.

Ela é por vezes identificada como sendo a esposa de Zebedeu e mãe de Tiago e João, dois dos apóstolos de Jesus. Em outras tradições, ela é a irmã de Maria e tia de Jesus. É conhecida na tradição católica como Maria Salomé, uma das "Três Marias".

Maria foi escolhida por causa da graça de Deus . Os textos onde Maria é apresentada e que também falam do nascimento de Jesus Cristo não dizem o motivo da escolha. Muitos teólogos perguntaram por que foi Ela, e não outra mulher, a escolhida de Deus para ser a Mãe do seu Filho humanado.

Sara

Um jovem bibliotecário florentino descobre por acaso, no início de 2004, um novo evangelho que conta a vida de Sara, filha de Jesus e Maria Madalena.

“Parece partilhar mais semelhanças com Dan Brown [autor do livro O Código Da Vinci, que desenvolve a teoria do casamento e dos filhos de Jesus com Maria Madalena] do que com [os evangelistas] Mateus, Marcos, Lucas e João”, disse um porta-voz da Igreja ao Sunday Times.

A mulher e os filhos de Jesus. Obra, baseada em texto do século VI, garante que Cristo foi casado com Maria Madalena e teve dois descendentes, Efraim e Manasses.

Veja a vida de José. Ele era o típico “filhinho de papai”. Embora ele tivesse um caráter bondoso, e amasse o Deus de seu pai, não tinha maturidade para lidar com os conflitos de uma família complicada, onde um homem toma quatro mulheres e tem treze filhos.

20 d.C., Nazaré, Israel