Quantos filhos Teve Ana depois de Samuel?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Ana e Elcana são os pais de Samuel e a história do nascimento extraordinário do profeta é contado em 1Samuel 1. Depois que os pais deixaram o jovem Samuel com o sacerdote Eli em Silo, 1Samuel 2,21 diz: Iahweh visitou Ana, e ela concebeu e deu à luz três filhos e duas filhas.

A mulher com sete filhos foi uma mártir judia descrita em II Macabeus 7 e em outras fontes. Embora seu nome não tenha sido citado no texto bíblico, ela é chamada popularmente de Ana (Hannah), Míriam e Salomônia.

Foi desta forma por quatrocentos anos, na era dos juízes, quando não havia rei, e cada um fazia o que achava mais reto.

Qual é o nome da quinta. Se você respondeu que o nome da quinta filha é Sexta, está errado. Parece muito lógico, mas a quinta filha chama-se Qual, tal como está escrito na última frase, em que consta essa afirmação. Repare que a última frase não é uma pergunta.

Relato bíblico
Lucas descreve Ana como tendo "idade avançada". Muitas traduções e comentários (inclusive a Tradução Brasileira da Bíblia, utilizada aqui) citam explicitamente que ela tinha oitenta e quatro anos de idade.

No ambiente cristão a figura de Penina é lembrada como uma pessoa próxima, ciumenta, e que se vangloria pela derrota de outra, que torce contra, e que para a honra e glória do Senhor, acaba assistindo uma vitória chegar, uma bênção, uma Promessa se cumprir na vida do cristão.

Ainoã foi a esposa de Saul na Bíblia. Ela era filha de Aimaás e é citada na Bíblia no Antigo Testamento no primeiro livro de Samuel (1 Samuel 14:50). O nome Ainoã significa “meu irmão é deleite”, e em algumas traduções bíblicas esse nome é registrado como Aquinoã.

O sete é o número da Transformação, é a primeira manifestação do homem para conhecer as coisas do Espírito, as coisas de Deus, a Criação.

Assim não encontramos no texto bíblico, a quantia de tempo que Ana esperou para que Deus operasse nela sua obra e gerasse um filho: Samuel. A verdade é está se foi 2,4,8, 25 anos de espera não altera nada no escrito e a mensagem.

Mas ele lhe disse: Se o Senhor não te acode, donde te acudirei eu? da eira ou do lagar? Contudo o rei lhe perguntou: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho.

Samuel

Segundo a história bíblica, Elcana, pai de Samuel, tinha duas esposas: Ana e Penina.

Genealogia. Segundo o Primeiro Livro das Crônicas, capítulo 6, Elcana era levita, descendente direto de Corá. Como os levitas não possuíam herança de terras, também eram conhecidos pela território tribal onde nasceram. Elcana, portanto, era um levita efraimita.

No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.

A principal causa da aflição de Ana era por não ter filhos, muitas vezes ficando se perguntando quanto tempo Ana orou e esperou para ter um filho, a verdade é que não sabemos se foi 1, 2, 3,10 ou 19 anos, algumas fontes judaicas até acreditam que ela orou e esperou por 19 anos.

Porém Jeroboão que liderou a revolta das tribos de Israel sempre é lembrado como aquele que fez o mal aos olhos do Senhor. Sabe-se que os redatores falam de Omri e Acab, como reis de Israel que fizeram mais mal que todos os reis anteriores.

Elcana teve relações sexuais com sua esposa Ana, e o SENHOR lembrou-se dela respondendo favoravelmente à sua oração. 20Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho a quem chamou de Shemuel, Samuel, explicando: “Eu o roguei a Yahweh!”.