Quantos filhos teve Allan Kardec?

Perguntado por: oportela6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

As anotações estavam em uma livraria francesa e foram encontradas por um amigo pessoal dela. A pesquisadora disse também que ao analisar as cartas descobriu que Kardec tinha uma filha. “O que ninguém sabia é que ele tinha uma filha, provavelmente adotiva, e essa menina morreu.

Kardec passou os anos finais da sua vida dedicado à divulgação da doutrina. Ele morreu em 31 de março de 1869, aos 64 anos, em decorrência da ruptura de um aneurisma cardíaco. Seu corpo foi enterrado no Cemitério de Père-Lachaise, na capital francesa.

Quando ele morreu, vítima de um aneurisma aos 64 anos, no ano de 1869, ele trabalhava em uma obra que procurava explicar as relações entre o magnetismo e o espiritismo. Na época, estima-se que sua doutrina já era seguida por cerca de 8 milhões de adeptos.

Allan Kardec educador
Em 1828, junto com sua esposa Amélie Gabrielle Boudet, fundou um grande estabelecimento de ensino e passou a lecionar. Em 1830, alugou uma casa na Rua de Sèvres, onde oferecia palestras e cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia Comparada, Astronomia etc.

Cemitério do Père-Lachaise, Paris, França

Allan Kardec

PUC-SP na Mídia: história de Allan Kardec, "pai" do espiritismo.

Desencarnou no dia 31 de março de 1869 em Paris, França. Leia a biografia na íntegra.

o Espiritismo

Em seus estudos, ele afirma que Kardec posiciona o Espiritismo numa posição de ponte entre a Filosofia, a Ciência e a Religião: Como se viu, em suas relações com a ciência, a filosofia e a religião, o espiritismo se coloca como um entre-lugar – um espaço de encontro e reapropriação.

Começa então a missão de Allan Kardec quando em 1854, ouviu falar pela primeira vez nas "mesas girantes", através do amigo, senhor Fortier, um pesquisador emérito do magnetismo.

Francisco Cândido Xavier

Outro nome de destaque na consolidação do espiritismo no Brasil é Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier.

Bezerra de Menezes

Bezerra de Menezes é considerado por muitos autores como o pai fundador do espiritismo brasileiro, uma vez que foi capaz de coordenar e agrupar as várias agremiações da doutrina espalhadas pelo país, bem como nortear os caminhos que a doutrina veio a trilhar até a construção de sua identidade.

As crenças da umbanda misturam elementos de candomblé, espiritismo kardecista e catolicismo. É uma religião monoteísta, centrada na figura de um deus único e onipresente chamado Olorum. Mas existem também outras divindades, conhecidas como orixás, e guias espirituais (as entidades).

Para o espiritismo a fé deve ser raciocinada, sem a racionalidade não passa de uma crendice ou mesmo de uma superstição. Para Allan Kardec, “Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade”.

Reencarnação é o processo pelo qual o espírito, estruturando um corpo físico, retorna, periodicamente, ao polissistema material. Esse processo tem como objetivo, ao propiciar vivência de conhecimentos, auxiliar o espírito reencarnante a evoluir.

A doutina que tem entre seus princípios a caridade e a reforma íntima de cada pessoa completa nesta quarta-feira (18) 150 anos. Em 18 de abril de 1857, era lançado na França, por Allan Kardec, "O Livro dos Espíritos", obra que deu origem ao espiritismo.

  • O Livro dos Espíritos (1857)
  • O Evangelho segundo o Espiritismo (1864)
  • O Livro dos Médiuns (1861)
  • O que é o Espiritismo? (1859)
  • A Gênese (1868)
  • The Spirits Book (1857)

Mesas girantes, mesas falantes ou dança das mesas são um tipo de sessão espírita em que os participantes se sentam ao redor de uma mesa, colocam as mãos sobre ela e esperam que ela se movimente. Populares no século XIX, acreditava-se que as mesas serviam como meio de comunicação com supostos espíritos.