Quantos filhos o pai de Davi tinha?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Sem dúvida, dentre os filhos de Jessé Davi é o mais conhecido. Mas Jessé foi o pai de pelo menos oito filhos e duas filhas. São eles: Eliabe, Abinadabe, Siméia (ou Samá), Natanael, Radai, Ozém, Eliú, Davi, Zeruia e Abigail (1 Samuel 16—17:12; 1 Crônicas 2:13-17).

  • David
  • Eliab
  • Zeruia
  • Abinadab
  • Nethaneel
  • Raddai

Davi foi um homem de muitas mulheres e gerou um grande número de filhos. Além de Salomão, teve Amnom, Daniel, Absalão, Adonias, Sefatias, Itreão, Simeia, Sababe, Natã, Ibar, Elisama, Elifelete, Nogá, Nefregue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete.

Por meio do próprio Urias, ele encaminhou uma carta a seu oficial Joabe, para que o colocasse no local da batalha onde a peleja estivesse mais difícil, para que então fosse ferido e morresse. E foi o que aconteceu. Urias foi morto e Davi tomou Bate-Seba para ser sua mulher. Para Davi parecia que tudo estava resolvido.

Pelo menos três desses filhos morreram durante a vida de Davi, pois, além da morte do primeiro filho de Bate-Seba, morreram também seus filhos Amnom e Absalão. Outro filho, Adonias, foi executado logo após a morte de Davi por tentar usurpar o trono (1 Reis 2:25).

Apesar de abatido, Davi continuava a amar Absalão e após cerca de três anos de “negociações” entre ele (Absalão) e Joabe (um servo de confiança do rei Davi, lider dos soldados), houve uma reaproximação entre pai e filho.

Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12). Absalão, outro filho de Davi, para vingar o que tinha acontecido com a irmã, mandou matar Amnon (2 Samuel 13:28).

O texto bíblico registra os nomes de, pelo menos, oito esposas de Davi. São elas: Mical, Ainoã, Abigail, Maacá, Hagite, Abital, Eglá, Bate-Seba. Mas Davi teve também outras mulheres, entre esposas e concubinas, como por exemplo, a jovem Abisague.

Sem dó nem piedade, o rei, enfurecido com a arrogância do rapaz, vai cravar uma espada no pescoço de Eliabe, com uma atitude corriqueira. "Sou muito religioso, acredito na lei do retorno.

“Ele era bem jovem, talvez tivesse 14 ou 15 anos, no máximo. A vida de Davi mudou de uma forma tremenda. Aquela unção marcou os propósitos de Deus para a vida dele”, disse Nicolaevsky. Ainda de acordo com o especialista, se passaram cerca de 16 anos da primeira unção para as outras duas.

Numa tradição judaica, presente no Talmud Babilônico, a mãe de Davi é identificada pelo nome “Nitzevet”. De acordo com essa tradição, a mãe de Davi era uma mulher íntegra, oficialmente casada com Jessé e mãe de seus filhos. Porém, esse nome não é mencionado em nenhuma parte do texto bíblico.

Abigail

Abigail (viúva de Nabal) - Segunda esposa de Davi e mãe de Quileabe (também conhecido como Daniel). Abigail foi casada com Nabal, um homem rico e avarento que desafiou o rei Davi. Assim, Quando Nabal morreu Davi se casou com a viúva. Ainoã, a jezreelita - Mãe de Amnom, o primogênito de Davi.

O FIM DA VIDA DE MICAL
Ela é mencionada pela última vez em 2 Samuel 6, quando ela critica Davi por dançar em público enquanto a Arca da Aliança é trazida para Jerusalém. Como consequência dessa crítica, a Bíblia afirma em 2 Samuel 6:23 que Mical não teve filhos até o dia de sua morte.

Foram eles: Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada, Elifelete, Nogá e Elpalete (2 Samuel 5:15,16; 1 Crônicas 14:5-7). Por fim, a Bíblia também cita o nome de uma filha de Davi chamada Tamar. Infelizmente Tamar foi covardemente abusada por seu meio-irmão, Amnom (2 Samuel 13:1-14).