Quantos filhos Jacó teve com Lia e Raquel?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Jacó teve ao todo 13 (treze) filhos. Sete filhos com Lia, dois filhos com Raquel (que era estéril), dois com Bila (serva de Raquel) e dois com Zilpa (serva de Lia).

  • Judá
  • Diná
  • Levi
  • Rubem
  • Simeão
  • Issacar
  • Judá
  • Levi
  • Rubem
  • Simeão
  • Issacar
  • Zebulom

Finalmente, depois que Lea deu à luz outros dois filhos (Issacar e Zebulom) e ao menos uma filha (Diná), a própria Raquel gerou dois filhos: José e Benjamim. Raquel sempre foi a esposa preferida de Jacó, e ele a amava muito e lhe dedicava a maior parte de seu tempo livre, dividindo seu leito com ela.

Diná

Diná era filha de Jacó e Lia, e sua história está relatada na bíblia, no capítulo trinta e quatro do livro de Gênesis, cuja autoria é atribuída pela tradição ao profeta Moisés.

- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.

Assim, Lia ficou grávida e deu à luz um filho, a quem deu o nome de Rúben, pois disse: — O Senhor viu a minha aflição.

Gênesis 29:23: “À noite, conduziu Lia, sua filha, e a entregou a Jacó”. O texto hebraico diz que Raquel, além de bela, tinha um porte formoso. Lia, a filha mais velha, porém, “tinha olhos baços” (Gn 29:17). Literalmente, “olhos caídos”, “sem brilho” ou “fracos”.

Nesse contexto, tanto Bila quanto Zilpa ocuparam a posição social de serva pessoal de Lia e Raquel respectivamente, servindo como concubinas, isto é, esposas auxiliares de Jacó.

A mulher com sete filhos foi uma mártir judia descrita em II Macabeus 7 e em outras fontes. Embora seu nome não tenha sido citado no texto bíblico, ela é chamada popularmente de Ana (Hannah), Míriam e Salomônia.

Jacó amava Raquel muito mais do que amava Lia. Como Raquel não podia ter filhos, ela culpou seu marido e depois permitiu que sua serva, Bila, gerasse filhos no lugar dela. Lia também permitiu que sua serva, Zilpa, fizesse o mesmo.

Lia apenas é descrita na Bíblia como uma mulher de olhos tenros. Já sua irmã, Raquel, é descrita como tendo um belo semblante, uma mulher formosa à vista (Gênesis 29:17).

Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel.

Entretanto, após um parto bastante difícil, Raquel faleceu após dar à luz a Benoni, filho que depois passou a ser chamado de Benjamim.

Raquel consegue engravidar de Jacó em "Gênesis"
Depois de apelar até para Bila (Allana Lopes) se deitar com Jacó, Raquel consegue engravidar do marido, dando à luz para José, com a ajuda de Yarin (Andréa Avancini).

Como recompensa por todo sofrimento, Lia acabou sendo abençoada com a fertilidade, enquanto Raquel ficou estéril por muitos anos, algo que acentuou a disputa entre as irmãs, mesmo que Jacó só tivesse olhos para sua segunda esposa.

A Bíblia não explica exatamente por que Raquel roubou os ídolos de seu pai Labão. O texto bíblico apenas registra que quando a família de Jacó fugiu das terras de Labão, Raquel levou consigo os ídolos do lar da casa de seu pai. Os ídolos roubados por Raquel eram chamados de terafins.