Quantos filhos Deus concede a Ana?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

“Iahweh visitou a Ana, e ela concebeu e deu à luz três filhos e duas filha. E o Jovem Samuel crescia diante de Iahweh. (1Sm 2,21) Bíblia de Jerusalém.

O que aprendemos a respeito de Ana com sua oração? “A oração de Ana demonstra que ela era uma mulher possuidora de grande fé e amor a Deus. Deus concedera-lhe o poder de ter um filho. A rocha (ver versículo 2) era um símbolo de proteção.

Assim não encontramos no texto bíblico, a quantia de tempo que Ana esperou para que Deus operasse nela sua obra e gerasse um filho: Samuel. A verdade é está se foi 2,4,8, 25 anos de espera não altera nada no escrito e a mensagem.

Relato bíblico
Lucas descreve Ana como tendo "idade avançada". Muitas traduções e comentários (inclusive a Tradução Brasileira da Bíblia, utilizada aqui) citam explicitamente que ela tinha oitenta e quatro anos de idade.

No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.

O texto hebraico nessa parte foi escrito de modo a indicar que Penina procurava deixar Ana profundamente frustrada, aflita e irritada. Ao que parece, todos os anos Penina se aproveitava da viagem que a família fazia ao Tabernáculo em Siló para irritar, desprezar e zombar de Ana por causa de sua esterilidade.

Ana compreendia que tudo dependia da vontade de Deus. Mesmo debaixo de pressão e do julgamento, colocou a sua situação perante o Senhor que pode todas as coisas. Esta mulher nos deixa um grande exemplo: Deus tem todo poder, basta ter fé e reconhecer a Sua soberania.

Samuel

Samuel, é uma figura que, nas narrativas da Bíblia hebraica, desempenha um papel fundamental na transição do período dos juízes bíblicos para a instituição de um reino sob Saul, e novamente na transição de Saul para David. Ele é venerado como profeta por judeus, cristãos e muçulmanos.

A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com um relacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida. Ana era uma das esposas de Elcana, a que ele mais amava. A outra era Penina a que gerava filhos (I Samuel 1.1,2).

Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”.

Como podemos ver na vida de Ana, aprendemos a importância de clamar a Deus. Sempre que estamos em profunda angústia, dor ou tristeza, devemos levar nossa desesperança a Deus. O Senhor não quer que mantenhamos nossos sentimentos engarrafados. Ele quer que nos acheguemos a Ele e derramemos nossos corações diante Dele.

Foi desta forma por quatrocentos anos, na era dos juízes, quando não havia rei, e cada um fazia o que achava mais reto.

20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Samuel; porque, dizia ela, eu o pedi ao Senhor. 21 E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e para cumprir o seu voto.

Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.

Elcana é casado com duas mulheres, Ana e Penina. Elcana ama Ana apesar de ela não lhe ter dado filhos. Eventualmente, Ana engravida e tem um filho a quem chama de Samuel.

- I SM. 1:4,5 para Penina ele dava uma porção. - mas para Ana Ele dava porção dobrada. - dar porção dobrada para quem não gera.

O voto que Ana fez à Deus foi um voto muito forte. Ao dizer que ela daria seu filho a Deus todos os dias de sua vida, queria dizer que se ela viesse a conceber um filho, ele pertenceria totalmente a Deus. Seria como dizer: “Deus, dá-me a oportunidade de dar a luz para um filho que será seu, não meu”.

Temos que aprender com ela a acreditar e não desistir de que viveremos o melhor de Deus em nossas vidas. Devemos não nos deixar levar por opiniões das pessoas, por circunstâncias e por não ver nada acontecendo. Isso é ter fé. Ana engravidou e deu à luz Samuel.

Penina: Significa “pedra preciosa”, "pérola". Tem origem no hebraico Peninnah, que quer dizer “pedra preciosa”, "pérola". Devido a isso, simboliza preciosidade, pureza e feminilidade. É nome de um personagem bíblico mencionado no livro de I Samuel no Antigo Testamento.