Quantos filhos Cronos devorou?

Perguntado por: amoura3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Saiba mais sobre Afrodite. Cronos passou a governar, assumindo como esposa a sua irmã Réia, com quem teve seis filhos, conhecidos por Crónidas: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.

Urano aprisionou os filhos mais novos de Gaia no Tártaro, nas entranhas da Terra, causando grande dor a Gaia. Ela forjou uma foice e pediu aos filhos para castrarem Urano. Apenas Cronos, o mais jovem dos titãs, concordou. Ele emboscou seu pai, castrou-o e lançou os testículos cortados ao mar.

Segundo a tradição clássica, Cronos simbolizava o tempo e por isso Zeus, ao derrotá-lo, conferira a imortalidade aos deuses.

Zeus

Quando estava pronto, Zeus aliou forças com Métis (filha do titã Oceano) e fizeram Cronos regurgitar todos os filhos que havia devorado. Zeus e seus irmãos conseguiram derrotar Cronos, após uma guerra que durou dez anos – conhecida como “Titanomaquia”.

Do casamento com Hera nasceram seis filhos: Ares (deus da guerra e da violência), Hebe, Hefesto (deus do fogo e dos vulcões), Angelos, Ilítia e Éris. De qualquer forma, Zeus teve diversos casos extraconjugais, e desses envolvimentos uma série de filhos nasceram, sendo que ele possuía dezenas deles.

Para se livrar da cilada, o rei trancou a filha em uma torre (mas que mania!); afinal, dessa maneira ela jamais ficaria grávida.

Em Deuses Gregos de Percy Jackson , a verdadeira aparência de Cronos é revelada pela primeira vez. Ele tem olhos dourados brutais, cabelo preto encaracolado e uma barba longa e enervante e pontiaguda. Ele tem 9 pés de altura, o que é curto para um Titã.

Poseidon
Poseidon foi um dos três grandes deuses que lideraram a vitória contra o titã Cronos.

Os casos extraconjugais de Zeus fizeram com ele tivesse dezenas de filhos. Entre os filhos que ele teve fora de seu casamento estão Apolo, Ártemis, Afrodite, Herácles, Perseu, Minos e Mirmidão. Zeus, assim como muitos deuses gregos, fez parte da religiosidade romana e foi venerado pelos romanos.

Desorientado com tanta dor, o herói jogou-se em uma fogueira, onde veio a falecer. Zeus reivindicou sua alma a Hades e o levou ao Olimpo.

No amanhecer, Réia levou seu sexto filho a uma caverna, onde deixou aos cuidados de duas ninfas: Adastréa e Ida. O deixando em Creta no monte Dicte, Réia batizava seu filho com o nome Zeus.

Cronos é o deus do tempo quantitativo, sequencial, ritmado. Kairós, por sua vez, é o deus do tempo qualitativo, do momento oportuno. O contraste das imagens desses deuses é esclarecedor. Cronos muitas vezes é representado como um senhor sentado, marcando o ritmo do tempo.

Com Úrano, Gaia gerou os doze titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperio, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos, o mais novo e mais terrível dos seus filhos, que odiava a luxúria do seu pai.

Hades e Perséfone tiveram três filhos: Melinoe, deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura; Zagreu, deus da religião órfica; e Macária, considerada a deusa da morte abençoada. No entanto, a deusa foi traída por Hades por duas vezes.

Zeus era considerado o deus dos fenômenos naturais, e era responsável pelos raios, trovões, chuvas e tempestades. Porém mais tarde, ele também se tornou o deus da justiça e da lei.

Morte de Thor
Thor será morto ao derrotar a serpente de Midgard, uma criatura que vive nos oceanos e que cresceu tanto que é capaz de morder seu próprio rabo. O deus do trovão será morto por este animal. No entanto, o Ragnarök não significa o fim dos tempos, apenas o início de um novo ciclo para a humanidade.

Também lhe é atribuída a paternidade de Hefesto, que ele teria tido de Hera, a ciumenta esposa de Zeus, filho mais novo de Cronos, ou de Afrodite, que assim não seria filha de Urano.

Zeus. Nascido na ilha de Creta e criado na caverna no monte Ida, Zeus é filho mais novo de Cronos e Reia. Ele teve cinco irmãos: Héstia, Hades, Hera, Poseidon e Deméter.

O próprio Hércules era seu filho ilegítimo, fruto de relações de Zeus com a mortal Alcmena.

Hércules é o nome desse herói dado pelos romanos, enquanto os gregos o chamavam de Herácles. Ele era um semideus, pois era filho de Zeus e de uma mulher, Alcmena. Foi perseguido por Hera, e, em um acesso de loucura, causado pela deusa, matou sua primeira família.

Hércules

O semideus mais forte do mundo
Hércules é um herói da mitologia greco-romana, um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Ele é conhecido por uma força incomum e pelas doze atividades que fez para se redimir de ter matado sua mulher e seus filhos em um ato de loucura causado pela deusa Hera.