Quantos exercícios deve ter um treino de hipertrofia?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

De acordo com as pesquisas, ficar entre 10-20 séries semanais parece ser uma zona ideal para quem treina buscando o crescimento muscular.

Vários especialistas indicam em trabalhos acadêmicos como forma eficiente para treinar músculos grandes de 15 a 18 séries e os músculos pequenos de nove a 12 séries. "Você não precisa seguir essa regra: três séries por exercício.

A hipertrofia muscular é a finalidade de quem almeja desenvolver ou fazer crescer os músculos. Para atingir essa meta é necessário treinar 5 vezes por semana, já que os resultados vão depender dessa frequência.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

Como montar um treino de hipertrofia eficiente?

  1. Priorize exercícios compostos. ...
  2. Varie carga e intensidade. ...
  3. Defina um volume adequado de séries e carga. ...
  4. Equilibre a frequência de treino. ...
  5. Faça uma progressão gradual. ...
  6. Dê tempo ao seu corpo.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

Em relação ao melhor volume de treino para otimizar a hipertrofia muscular, evidência recente sugere uma faixa de 12-20 séries por grupo muscular por semana (e mínimo de 10 séries), pelo menos em homens jovens e treinados (Ref.

Se o objetivo é hipertrofia (ganho de massa muscular), o treino não deve extrapolar 45 minutos, para evitar o desgaste das fibras musculares, uma vez que quando se estende esse tempo, o corpo acaba consumindo-as como fonte de energia.

Com isto dito, treinar o mesmo músculo três vezes por semana funciona, mas é indicado para iniciantes que ainda não conseguem sobrecarregar os músculos correctamente e portanto poderão dar o mesmo ênfase a todos os músculos.

Então, quantos exercícios devem ser feitos para cada músculo? “Não existe uma 'receita pronta' sobre a quantidade ideal de exercícios, séries e repetições para cada músculo. Tudo dependerá do seu objetivo e necessidade. Sem abusos de cargas, sem excessos de exercícios ou passar horas e horas dentro da academia.

Basicamente, os três grupos musculares mais usados para os treinos são divididos em A: tórax, ombro e tríceps; B: costas, abdômen e bíceps; e, por último, C: parte inferior, pernas e glúteo.

Uma série medium reps é normalmente a mais indicada para a hipertrofia por uma série de razões. Forma: é um fato que a execução do movimento fica comprometida numa série curta e intensa. Com entre 8 e 12 reps, é mais fácil se atentar à técnica.

Olá, tudo bem. Via de regra não há proibição em treinar todos os dias, porém o treinamento físico tem que ser estratégico, baseado no seu objetivo, biotipo físico e prescrição alimentar. Desse modo é tanto aceitável treinar todos os dias, quanto descansar alguns.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).

É o que revelam cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), após acompanharem homens saudáveis e jovens na academia. Na prática e no seu organismo, não faz diferença apostar em mais peso ou em um número maior de repetições nas séries.

Para quem quer criar resistência física, o ideal seria menos carga e mais repetições. Nesse caso, é necessário realizar modificações na carga e nas repetições com o tempo para aumentar o fôlego e os batimentos cardíacos.

A ideia da divisão é fazer um dia a parte anterior (parte da frente) do corpo, como: peitoral, ombro, bíceps, abdômen e coxa. Já no outro, você deve treinar a parte de trás: costas, tríceps, lombar, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas.

Existem diversos tipos de treinos para desenvolver a hipertrofia muscular. Entre os mais conhecidos, estão o treino pirâmide e o drop set. Quando realizados de maneira correta, ambos potencializam as condições para o ganho de massa muscular.

A hipertrofia pode ser feita tanto com o uso de alteres e pesos como pelo exercício utilizando o peso corporal. É mais fácil ganhar massa muscular com o uso de pesos, mas abdominais, flexões e agachamentos, os exercícios de peso corporal, também são eficientes na hipertrofia.