Quantos exames de toxoplasmose se faz na gravidez?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Todos os bebês nascidos de mulheres que tiveram uma infecção recente ou atual na gravidez devem ser submetidos a um exame físico completo após o nascimento, seguido de exames de sangue durante o primeiro ano de vida do bebê.

O diagnóstico da toxoplasmose é apoiado, principalmente, pela realização de exames de sangue. Em alguns casos, pode ser necessário combinar outros tipos de exames para uma avaliação mais precisa. O diagnóstico é realizado pela identificação de anticorpos específicos contra o parasito.

O exame Toxoplasma igG é usado para identificar se o paciente já teve contato com o parasita. Portanto, se o resultado for positivo, indica que a pessoa foi contaminada. Na gravidez, a infecção deve ser acompanhada de perto para não gerar riscos para o bebê.

De maneira inversa, a doença é mais grave quando o feto é infectado no primeiro trimestre de gestação, e geralmente leve ou assintomática no feto infectado durante o terceiro trimestre. Considerando todo o período gestacional, aproximadamente 40% das gestantes com toxoplasmose aguda transmitirão o T.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Para determinar se um feto foi infectado, um médico pode coletar uma amostra do líquido ao redor do feto (líquido amniótico) e testar para a presença de anticorpos e material genético (DNA) do parasita. O teste, um procedimento chamado amniocentese. leia mais , é geralmente realizado após a 14ª semana de gestação.

Cerca de 40% das gestantes com toxoplasmose aguda transmitirão o Toxoplasma ao feto.

Probabilidade de infecção
Uma metanálise estimou a probabilidade de transmissão da doença da mãe para o bebê em três fases da gravidez. Com 13 semanas, as chances são de 15%.

A infecção aguda por toxoplasma, na maioria das pessoas infectadas pela primeira vez, resulta em quadros sem sintomas ou com sintomas leves e inespecíficos semelhantes à gripe, como febre, dor muscular e dor de garganta, podendo apresentar ainda aumento dos gânglios linfáticos e dor abdominal.

Evitar manusear terra ou solo e, se necessário, utilizar luvas e higienizar as mãos após a atividade. Consumir apenas água filtrada ou fervida; manter os reservatórios bem fechados.

Além da fase de produção de cada uma dessas imunoglobulinas, a diferença entre elas está na estrutura bioquímica e molecular e local de circulação. Enquanto o anticorpo IgM fica na região intravascular, o anticorpo IgG encontra-se em abundância no plasma sanguíneo.

Quem tem toxoplasmose na gravidez pode ter parto normal? A médica explica que “se a gestante tiver toxoplasmose na gravidez poderá ter parto normal. Pode ser necessária a cesariana se o bebê possuir alterações como hidrocefalia, identificada na ultrassonografia”.

O tratamento da toxoplasmose na gestação é mais efetivo quanto mais precoce for o seu início após a soroconversão. Estudos demonstram uma janela de oportunidade ideal de 3 a 8 semanas após o diagnóstico. No entanto, o tratamento materno está indicado mesmo após este período [14,15,16].

Nessa situação, considera-se que a gestante teve uma INFECÇÃO RECENTE, entretanto, não é possível precisar – ainda – se essa infecção foi durante a gestação ou antes dela. Lembrando que o anticorpo IgM positiva-se após 7 dias e pode manter-se positivo por aproximadamente 01 ano.

Como saber se sou imune à toxoplasmose? O seu médico vai solicitar análises ao sangue (serologia da toxolasmose – que são os anticorpos reagente IGM e IGG) na consulta de pré-concepção (consulta que deve realizar antes de engravidar).

Quanto tempo leva: A partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, o resultado é liberado em até 08 dias. Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá ser alterado.

Somente o médico pode dizer se você deve ou não tomar um suplemento de ácido fólico e em qual quantidade. No mínimo, geralmente recomenda-se a ingestão de 0,4 mg de ácido fólico, podendo ser tomado até a dosagem de 5 mg diário. Em alguns casos, o seu médico poderá recomendar uma ingestão maior de ácido fólico.

O primeiro exame de ultrassonografia a ser realizado no inicio da gravidez será indicado pelo médico idealmente a partir da sétima semana de gestação (atraso menstrual de 20 dias), onde já poderá então ser visualizada pelo ultrassom a presença do embrião com batimento cardíaco presente, confirmando assim uma gravidez ...

Esta dosagem deverá ser continuada até o 60º dia e, portanto, não deve ser administrada após a 12ª semana de gravidez.

Quantas vezes se faz exame de sangue na gravidez? Exames de sangue podem ser feitos várias vezes durante a gestação, mas, geralmente, uma vez a cada trimestre.