Quantos estatutos tem o Brasil?

Perguntado por: apires . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Estatutos do Brasil

#EstatutoAno
1Estatuto da Mulher Casada1962
2Estatuto da Terra1964
3Estatuto do Índio1973
4Estatuto do Estrangeiro1980

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Conjunto de leis que formalizam os princípios que norteiam a organização de um Estado, sociedade ou associação. 2 Jur Conjunto de leis que regem as ações jurídicas.

Resposta:Toda disposição de lei é um estatuto são unidos pelas normas jurídicas. Explicação:Lei em seu sentido stricto é toda norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para que gerem efeitos.

Portanto, pode-se constatar que, enquanto o Estatuto deve ser registrado e precisa conter, no mínimo, informações pré-estabelecidas pelo Código Civil, o Regimento Interno não é registrado e contém informações específicas da organização, garantindo o seu correto desempenho.

O Estatuto foi criado logo após a promulgação da Constituição de 1988 para regulamentar o artigo 227 da Constituição Federal (CF), que garantia às crianças e adolescentes os direitos fundamentais de sobrevivência, desenvolvimento pessoal, social, integridade física, psicológica e moral, além de protegê-los de forma ...

Por determinação legal, a Assembleia Geral é o órgão competente para promover as alterações estatutárias necessárias, devendo ser especialmente convocada para este fim e seu quórum de instalação e deliberação deve ser indicado no Estatuto.

Cuidados no Envio: O documento tem validade de 180 dias, o vencimento do mesmo enseja a necessidade de emissão de nova Certidão.

O estatuto servirá como uma forma de lei interna da empresa, garantindo o pleno funcionamento das associações, tratando de assuntos de extrema importância no âmbito jurídico.

c) ( ) Os estatutos são divulgados em documentos oficiais, livros da área jurídica e sites de órgãos públicos.

Direitos fundamentais garantidos pelo ECA

  • Do Direito à Vida e à Saúde.
  • Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade.
  • Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária.
  • Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.
  • Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.

Esse documento, conforme dispõe o Código Civil, deve definir todas características e definições da pessoa jurídica que está sendo fundada, como denominação e os fins. Além disso, deve constar a sede, os requisitos para admissão e desligamento dos membros associados, bem como seus direitos e deveres.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), regulamentado pela Lei Federal nº 8.069/1990, é o principal marco legal e regulatório dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

É um documento que deve ser elaborado com a participação dos diversos segmentos da escola, aprovado pelo Conselho Escolar da própria instituição e pela entidade mantenedora, em casos de escolas integrantes da rede privada, como também pelos sistemas de ensino, aos quais as escolas se jurisdicionam.

1 - São sócios Integrantes os que assinarem a ata de constituição da Associação, bem como aqueles que vierem a ser aceitos nesta categoria pelo Conselho Deliberativo.

Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera.

Em 267 artigos, o texto tem como ponto de partida a “doutrina da proteção integral”, ou seja, o princípio de que as crianças e os adolescentes devem ser protegidos e assistidos pelo Estado, pela família e pela sociedade com prioridade e garantias de direitos básicos.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é o documento que traz a Doutrina da Proteção Integral dos Direitos da Criança, que coloca a criança e o adolescente como sujeitos de direito com proteção e garantias específicas, como dito anteriormente.