Quantos esposas Jacó teve?

Perguntado por: bporto5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Jacó foi o progenitor da Nação Judaica. Ele teve doze filhos, que deram nome às doze Tribos de Israel. Esses filhos nasceram de suas esposas: as irmãs, Lia e Raquel; e de suas concubinas: Bila e Zilpa. Essa é a história dessas mulheres.

Raquel

Jacó amava mais Raquel do que Lia, e ficou bastante angustiado quando descobriu que Raquel era estéril (Gn 29:30,31). Lia, por outro lado, deu filhos a Jacó, o que causou ciúmes em Raquel.

- A primeira: Por mais que Jacó tivesse amado Raquel, foi com Lia que se casou primeiro. Deus permitiu a trapaça de Labão assim como a trapaça de primogenitura de Jacó. Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel.

Labão concordou. Jacó trabalhou por sete anos. Mas Labão queria que sua filha mais velha, Lia, se casasse primeiro. Durante o casamento, Labão enganou Jacó e fez com que ele se casasse com Lia.

No entanto, ela era a escolhida de Deus. Como recompensa por todo sofrimento, Lia acabou sendo abençoada com a fertilidade, enquanto Raquel ficou estéril por muitos anos, algo que acentuou a disputa entre as irmãs, mesmo que Jacó só tivesse olhos para sua segunda esposa.

Salomão, que reinou entre 970 e 930 a.C.,de acordo com o livro dos Reis, chegou a ter 700 esposas princesas e 300 concubinas.

Resuma Gênesis 30:3–21 e explique que, como Raquel não podia ter filhos, ela deu a Jacó sua serva Bila para que ele se casasse com ela. Lia, com medo de não poder ter mais filhos, da mesma forma deu sua serva Zilpa para que Jacó se casasse com ela. No final, Jacó e suas esposas tiveram 12 filhos e 1 filha.

  • Efraim
  • Manassés

Lia apenas é descrita na Bíblia como uma mulher de olhos tenros. Já sua irmã, Raquel, é descrita como tendo um belo semblante, uma mulher formosa à vista (Gênesis 29:17).

CASSIANE. Cassiane é primeira pastora da Assembléia de Deus.

Afinal, ele despreza Lia (Bruna Perdigão/Michelle Batista) não só porque a filha lhe faz lembrar da mulher Adinah (Michelle Batista). A menina é a principal responsável pela morte prematura da mãe na novela da Record.

Segundo a Escritura Sagrada, Raquel foi esposa de Jacó e mãe de dois filhos, José e Benjamim. O casal era primo de primeiro grau, já que Raquel era filha de Labão, e Jacó era filho de Rebeca, que era irmã de Labão. Conforme a Bíblia, Raquel era uma mulher muito bonita e tinha uma irmã mais velha chamada Lia.

À tarde, quando Jacó voltava do campo, Lia saiu ao encontro dele e lhe disse: — Esta noite você terá relações comigo, pois eu aluguei você pelas mandrágoras de meu filho. E naquela noite Jacó teve relações com ela. Deus ouviu Lia, ela ficou grávida e deu à luz o quinto filho.

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.