Quantos elétrons tem em cada família?

Perguntado por: rmelo4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Cada camada eletrônica apresenta um número máximo de elétrons que consegue comportar.

Família ou grupoNúmero de elétrons na camada de valência
(15) VA – Família do Nitrogênio5
(16) VIA - Calcogênios6
(17) VIIA - Halogênios7
(18) VIIIA ou 0 – Gases Nobres8

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons.

Atualmente, a tabela periódica é organizada em 7 linhas horizontais (períodos) e 18 linhas verticais (grupos ou famílias), mas nem sempre foi assim.

Os elementos desse grupo apresentam 3 elétrons no nível mais externo.

Os calcogênios são elementos químicos localizados na família VI A da Tabela Periódica e possuem seis elétrons na camada de valência. Denominamos de calcogênios todos os elementos químicos pertencentes à família VI A ou grupo 16 da Tabela Periódica.

Famílias “A” da Tabela Periódica e sua distribuição eletrônica

  • IA- Metais alcalinos.
  • IIA- Metais alcalinoterrosos.
  • IIIA- Família do boro.
  • IVA- Família do carbono.
  • VA - Família do nitrogênio.
  • VIA- Calcogênios.
  • VIIA - Halogênios.
  • VIIIA - Gases nobres.

Também chamadas de grupos, as famílias da Tabela Periódica são as sequências verticais presentes na tabela e reúnem elementos com propriedades químicas similares.

Em um átomo neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons, então é fácil determinar o número de elétrons pelo número atômico. Além disso, a posição de um elemento na tabela periódica - sua coluna ou grupo e sua fileira ou período - nos dão informações muito úteis sobre como esses elétrons estão organizados.

O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.

A estrutura do átomo é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa). Toda matéria é formada de átomos sendo que cada elemento químico possui átomos diferentes.

As colunas verticais, que são em número de 18, são denominadas de famílias. A Tabela apresenta 18 colunas, que formam apenas 16 famílias divididas em oito do tipo A e oito do tipo B.

Os Grupos ou Famílias são as colunas verticais da tabela periódica, onde os elementos possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa). Muitos elementos dos grupos estão relacionados de acordo com as propriedades químicas.

Elementos químicos pertencentes a família 1A
Esse grupo é formado por seis elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).

2, 4