Quantos elementos são encontrados na natureza?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 24 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

Atualmente são 118 elementos químicos classificados e 90 deles são os elementos naturais, ou seja, elementos encontrados na natureza e que, arranjados entre eles de diferentes maneiras, formam tanto árvores como montanhas, insetos e seres humanos, estrelas e planetas.

Existem 92 elementos que ocorrem naturalmente na Terra. Nos seres vivos, apenas 11 desses elementos são encontrados em quantidades maiores do que apenas traços. Em outras palavras, qualquer elemento presente em quantidade igual ou menor a 0,01% é considerado um elemento traço.

Os elementos clássicos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e (depois) éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples.

Recursos naturais

  • Biológicos: vegetais, animais e florestas;
  • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
  • Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
  • Energéticos: luz solar, vento, água.

Ununócio

O Ununócio é o último elemento químico sintetizado em laboratório. Ele possui número atômico 118 e seu símbolo é Uuo.

O silício, símbolo Si, é um elemento químico pertencente ao grupo 14 da Tabela Periódica, com número atômico 14.

1) Todos os seres vivos desse Planeta são feitos de basicamente de átomos de carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e alguns outros elementos em menor quantidade.

Estes elementos são Fogo, Ar, Água e Terra. Os símbolos triangulares, usados normalmente para representar esses elementos, foram então introduzidos por alquimistas.

Até este momento, em outubro de 2017, encontramos um total de 118 elementos químicos diferentes que existem no Universo.

hidrogênio

O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo. Ele é também o elemento químico mais simples e mais leve, com apenas um próton no núcleo e um elétron em sua eletrosfera.

Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.

De acordo com essa filosofia, tudo na natureza é composto por 5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter.

Nitrogênio

Nitrogênio: o sétimo elemento.

O Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas - PREA, criou o método Educação Ambiental Integrada - os Seis Elementos, o qual ressalta a interdependência entre os seis elementos naturais (ar, água, solo, flora e fauna incluindo o ser humano), fundamentais para a manutenção da vida no planeta.

Fogo, terra, água e ar. Os filósofos gregos acreditavam que esses quatro elementos formavam tudo o que existe.

A água é fundamental à vida — tanto para o funcionamento orgânico dos seres vivos, como para o desenvolvimento das sociedades humanas.

Os elementos são componentes da construção do universo. Eles simbolizam estados de energia responsáveis pela manifestação da vida. Os signos do Zodíaco são organizados a partir dos quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo. Os elementos integram toda a energia do universo, tanto física, quanto mental.

Os pensadores Leucipo (500 a.C.) e Demócrito (460 a.C.) formularam a ideia de haver um limite para a pequenez das partículas. Eles afirmavam que elas se tornariam tão pequenas que não poderiam ser divididas. Chamou-se a essa partícula última de átomo.

O oganessônio tem o maior número atômico e maior massa atômica de todos os elementos conhecidos.

oganessônio

Na atual versão da tabela periódica, o elemento mais pesado, que figura em seu canto inferior direito, é o oganessônio (Og), de número atômico 118.