Quantos e quais são os modos verbais?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.

Os modos verbais estão relacionados ao estudo dos verbos, classe de palavras variável que admite flexão de número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, pretérito e futuro), voz (ativa, passiva e reflexiva) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.

Tempos verbais primitivos e derivados
Os tempos verbais primitivos dividem-se em presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, e infinitivo impessoal. Já os tempos verbais derivados são formados a partir dos primitivos. Resumindo: Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro.

Os tempos verbais do Modo Indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito. Além disso, eles são formados por 6 tempos simples e 4 compostos.

O modo indicativo é usado geralmente para indicar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de ocorrerem em algum momento no passado, no presente ou no futuro. O modo indicativo tem seis tempos verbais entre presente, passado e futuro.

As formas verbais são as variações que os verbos apresentam quando conjugados, ou seja, quando relacionados com um sujeito, ocorrendo flexão em número, pessoa, tempo e modo.

Existem verbos regulares, irregulares, significativos, de ligação, anômalos, auxiliares, pronominais, reflexivos, abundantes, defectivos, impessoais, unipessoais, transitivos e intransitivos.

Dessa forma, temos três modos: o modo indicativo, o subjuntivo e o modo imperativo.

O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos. Por se tratar de um modo verbal com a função de impelir ações a outra(s) pessoa(s), o modo imperativo não é conjugado na 1ª pessoa do singular (“eu”).

Imperativo afirmativo

Verbo pararVerbo trazerVerbo sair
--- (eu) para (tu) pare (você) paremos (nós) parai (vós) parem (vocês)--- (eu) traz (tu) traga (você) tragamos (nós) trazei (vós) tragam (vocês)--- (eu) sai (tu) saia (você) saiamos (nós) saí (vós) saiam (vocês)

Os tempos verbais primitivos dividem-se em presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, e infinitivo impessoal. Já os tempos verbais derivados são formados a partir dos primitivos. Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito.

O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.

"Cante para mim agora." Note que, no caso do modo indicativo, espera-se que a ação verbal tenha acontecido ou que aconteça de fato. No caso do modo subjuntivo, os acontecimentos são considerados menos certos de ocorrer. No modo imperativo, há um pedido ou uma ordem, que pode ser tanto algo positivo quanto negativo.

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

O modo da oração subordinada que expressa dúvidas e hipóteses. O modo subjuntivo mostra o tempo verbal como provável, duvidoso, desejoso ou possível.