Quantos e quais são os livros do Novo Testamento?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

O Novo Testamento geralmente é dividido em Evangelhos, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo, as epístolas gerais e o livro de Apocalipse. Os Evangelhos. Os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João são chamados de evangelhos, e cada um recebeu o nome de seu autor.

Os Evangelhos de Marcos e João contam a história de Jesus Cristo, nosso Salvador, e são uma maneira linda de começar sua jornada.

  • Primeiro Passo: Evangelho de Marcos.
  • Segundo Passo: Evangelho de João.
  • Terceiro Passo: Antigo Testamento.
  • Quarto Passo: Novo Testamento.

O Antigo Testamento considerado sagrado por todas as denominações cristãs (protocanônico) é formado por 39 livros, divididos em cinco grupos, como veremos a seguir.

A possível compilação mais antiga do cânone do Novo Testamento foi feita por Atanásio, bispo de Alexandria, através de uma carta anual de Páscoa escrita às igrejas, em 367 d.C. Nesta carta continha os 27 livros que hoje encontramos no Novo Testamento.

Conjunto de textos de carácter religioso que constitui a segunda parte da Bíblia cristã, corrigindo e complementando a doutrina do Antigo Testamento. O Novo Testamento tem Jesus Cristo como a sua figura central.

Dessa forma, os quatro primeiros livros do Novo Testamento que registram a vida de Jesus são chamados de “evangelhos” ou “boas novas”, os quais são atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João.

Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).

Livros do Antigo Testamento: Gênesis, Livro do Êxodo, Livro de Jeremias, Livro de Isaías, Livro de Salmos, Livro de Amós, Pentateuco.

O Antigo Testamento enfatiza a aliança da Lei dada a Moisés. O Novo Testamento é o estabelecimento de uma nova lei em que Jesus é o cumprimento da mesma. A salvação não é mais condicionada aos cumprimentos ritualísticos da Lei, mas a salvação pela fé em Cristo.

Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto.

Sobre o Antigo Testamento
Como forma original, ele apenas está escrito em hebraico ou aramaico. Assim, os cristãos resolveram dividir o Antigo Testamento em cinco grupos diferentes: Lei, História, Poesia ou Livros de Sabedoria, Profecias e os Livros Deuteronômicos.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.

São eles o evangelho de Mateus, evangelho de Marcos, evangelho de Lucas e evangelho de João.

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.

Grego