Quantos docinhos pode comer por dia?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que as pessoas limitem a quantidade de doces do dia a 10% das calorias necessárias.

Ter a liberdade de comer sobremesa na dieta é o sonho de muita gente e ele pode ser realizado, sim. A ingestão de sobremesas, quando escolhidas com consciência e consumidas em quantidade moderada, tende a ajudar a controlar a fissura por doces.

A hora ideal para comer um doce, portanto, é logo depois das refeições. Quando ingerimos a sobremesa logo após o almoço ou o jantar, a insulina já está naturalmente “acordada” e trabalhando. Por isto, não provocamos nenhum pico, pois já tem muita glicose para guardar. Não desperte picos de insulina em seu organismo.

Por que temos que comer mais salgado do que doce? Porque, além de terem muitas calorias, os doces não têm todos os nutrientes de que precisamos.

"O excesso de açúcar em uma dieta pode levar à diabetes, mas antes disso, a problemas circulatórios, oculares, deficiência de cicatrização, perda de sensibilidade nas extremidades e lesões em órgãos, como rins e cérebro, olhos (retina).

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.

Ajuda no controle da glicemia
Para evitar possíveis doenças relacionadas ao sistema circulatório, a nutricionista destaca a importância de reduzir o consumo do açúcar. "Outro benefício é o controle dos níveis de glicose no sangue e um controle melhor da liberação da insulina.

“Se está com sobrepeso, indicamos 120 calorias no máximo. Se a pessoa é magra e está com a saúde em dia, essa quantidade pode aumentar”, diz Cozer. Se o objetivo é emagrecer, a recomendação costuma ser “doces somente aos finais de semana” e sempre respeitando a quantidade.

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

Compulsão por doces é efeito da dopamina no cérebro
A vontade excessiva de comer doce pode ser explicada! A compulsão por doces surge devido a um processo biológico: ao ingerir alimentos ricos em açúcar, gordura ou cafeína, o organismo libera substâncias que geram satisfação e combatem o estresse.

Ajustando o relógio para comer sobremesa: A hora certa
A análise constatou que o melhor momento para saborear o docinho é depois do almoço. Pois, após uma refeição rica em fibras, proteínas e gordura, o açúcar não será absorvido de forma tão rápida.

Como é o caso da frutose das frutas, da sacarose na cana, da lactose no leite, etc… Então sim! É possível consumir doce diariamente e mesmo assim ainda ser saudável ou até emagrecer, se for seu objetivo.

Ainda segundo a especialista, comer doces à noite pode aumentar o risco de sofrer de diabetes e obesidade, embora a pesquisa tenha mostrado ser possível, em sete dos dezoito indivíduos, evitar essa possibilidade dormindo uma quantidade adequada de horas de sono.

O melhor é escolher uma sobremesas à base de fruta, como banana sem açúcar, ou com baixo teor de açúcar. Há ainda o chocolate meio amargo, com pelo menos 60% de cacau — aconselha Haline. A nutricionista indica também ingerir esses docinhos logo depois da refeição.

Frutas oleaginosas: o consumo moderado de amêndoas, macadâmia, castanha do Brasil, castanha de cajú, nozes, avelãs controla a compulsão por doces. Restrinja a quantidade a aproximadamente um pires de café, considerando o alto valor calórico! Frutas desidratadas: maçã, pera, banana, kiwi, abacaxi.

Suspiro grande (unidade de 50 g): 75 calorias. Pudim de chocolate caseiro (1 porção de 100 g): 277 calorias. Bomba de chocolate (1 grande): 187 calorias. Amendoim caramelizado (½ copo de 100 g): 446 calorias.

A seguir sugerimos alguns doces saudáveis e fitness para não estragar a dieta:

  • Trufas de tâmara e cacau. ...
  • Pudim de chia com manga. ...
  • Brigadeiro de biomassa de banana. ...
  • Mousse de batata doce e cacau. ...
  • Sorbet de banana e morango. ...
  • Brownie funcional. ...
  • Mousse de maracujá ...
  • Picolé de fruta e água de coco.

Se você exagerou nos doces, então precisa beber muita água. Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar.

Você precisa de apenas 72h para deixar seu corpo livre de açúcar – garantimos que você se sentirá muito melhor. Beba muita água antes e depois das refeições.