Quantos diplomatas existem no Brasil?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Entre os 1.543 diplomatas brasileiros, apenas 354 (23%) são do sexo feminino.

Ser um Diplomata, é, de fato, uma profissão nobre e de grande prestígio, mas iniciar na carreira não é fácil. É preciso, primeiro, ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), que é o processo seletivo para ingressar no Itamaraty.

Thomaz Alexandre Mayer Napoleão, de 29 anos, se tornou diplomata quando tinha apenas 25 anos. Ele passou em 1º lugar no concurso do Instituto Rio Branco em 2009, feito obtido na primeira tentativa para ingressar no órgão. Além disso, era seu primeiro concurso público.

O número de diplomatas pode variar, podendo haver um embaixador e um único diplomata ou diversos diplomatas, a depender do tamanho da embaixada.

O Itamaraty
Sua sede fica em Brasília, no chamado Palácio dos Arcos ou Palácio do Itamaraty. Também é função do Itamaraty distribuir os Diplomatas do Brasil pelo mundo, definindo onde cada um deles vai morar e trabalhar.

O termo diplomata é utilizado para designar todos que ingressam na carreira no Ministério das Relações Exteriores. Dentro dessa carreira, um dos cargos mais altos é o de embaixador, que denomina a pessoa que exerce o cargo de Chefe de Missão Diplomática.

Secretário-Geral das Relações Exteriores

O mais alto cargo a que pode aspirar um diplomata, em geral quase no fim de sua carreira, é o de Secretário-Geral das Relações Exteriores (SG).

As 5 melhores faculdades para se tornar um diplomata

  • Relações Internacionais. O curso de Relações Internacionais pode ser realizado no tipo de Bacharelado e Tecnólogo, em média 4 anos de duração. ...
  • Direito. ...
  • História. ...
  • Letras. ...
  • Curso de Ciências Econômicas.

Um diplomata deve saber ao menos quatro idiomas além do português. Apesar disso, é preciso saber apenas três línguas para fazer o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata: inglês, espanhol e francês. Mas também existe uma prova de conhecimentos da língua portuguesa.

Provavelmente, todos nós já passamos pela mesma situação ao nos depararmos, pela primeira vez, com o edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e constatarmos que são cobradas, nada mais, nada menos que três línguas estrangeiras – Inglês, Francês e Espanhol – e mais a Língua Portuguesa, que pelo ...

O aprovado no concurso Diplomata, assim que empossado no cargo de Terceiro-Secretário, recebe salário inicial de R$19.199,06 para a jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os indivíduos que possuem esse perfil costumam ser idealistas, empáticos e cooperativos. Por esse motivo eles costumam ter interesse em ajudar os outros, além de serem ótimos conselheiros e funcionar como ponto de equilíbrio dos círculos sociais e profissionais.

Para além do significado jurídico, a vida de um diplomata também é bastante estável: existe a rotina de processos inerente de qualquer função burocrática, o preenchimento de relatórios, a prestação de serviço público… pois é, isso também faz parte! Entretanto, se você acha monótono… Tudo bem, existe o lado rotineiro.

A carreira vale muito a pena. Ela oferece as experiência mais ricas e variáveis possíveis na convivência com outros povos, culturas e costumes", disse. O coordenador do concurso informa que, durante o curso de formação no Instituto Rio Branco, o candidato já receberá o salário estipulado para a carreira.

O diplomata exerce essa função enquanto ainda está sendo treinado no IRBR, mas com o término da capacitação no instituto a hierarquia segue os seguintes cargos: segundo-secretário, primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe e, finalmente, ministro de primeira classe ou embaixador.

Infelizmente não é possível trabalhar de forma definitiva no exterior, existem regras para cada classe da carreira diplomática: Art. 44. Os Primeiros-Secretários, Segundos-Secretários e Terceiros-Secretários deverão servir efetivamente durante 3 (três) anos em cada posto e 6 (seis) anos consecutivos no exterior.

Como isso é possível, porém, se a maioria dos aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) têm vinte e poucos ou trinta de idade e normalmente espera a expulsória – idade para aposentadoria compulsória no serviço público – para deixar os quadros do Itamaraty.

Primeiramente, aquele candidato à diplomacia que se formou no curso de Direito não precisa estar inscrito no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil para concorrer ao cargo de diplomata. O cargo de diplomata não exige o exercício prévio da advocacia.