Quantos dígitos tem o RENAVAM de um veículo?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Você pode identificá-lo por meio de um número de 11 dígitos especificado no CRLV do carro. Até 2013, o Renavam possuía 9 dígitos. Por isso, o código dos carros mais antigos ainda contam com 9 ao invés de 11 dígitos.

O número é composto por 11 números, sempre iniciado pelo número zero. Vale ressaltar que esta numeração é fixa e não se altera nem quando o automóvel é vendido ou transferido para um novo proprietário. Antes da compra do veículo se aconselha verificar o número do RENAVAM no CRLV.

Caso você precise descobrir número de RENAVAM pela placa, basta acessar nosso site que temos essa opção para você. Nesse caso recomendamos a consulta CA – Base Estadual . Através desta consulta somente informando a placa do veículo será retornado as informações cadastradas do automóvel.

Você pode identificá-lo por meio de um número de 11 dígitos especificado no CRLV do carro. Até 2013, o Renavam possuía 9 dígitos.

O Renavam fica no CRLV, já o código de segurança está no CRV do carro. Vale dizer que o portal do Detran não irá pedir o código de segurança do CRV para realizar o download do documento digital do carro.

No CRV, o número de segurança está localizado na parte superior direita. Mas como chegar até ele virtualmente? Para tal, você deve acessar o site do DETRAN do seu respectivo estado. Em seguida, procurar pela área de consulta a veículos e, nela, digitar o número da placa do veículo e o RENAVAM.

O número do chassi é o documento de identidade de um automóvel composto por 17 caracteres, números e letras que não se repetem. A sequência alfanumérica é oficialmente chamada de número de identificação do veículo (VIN) e traz informações sobre o modelo, ano de fabricação e origem do automóvel.

Vieira acrescenta que a posse das informações da placa de identificação veicular e do Renavam por criminosos pode acarretar sérios danos ao proprietário. "Existem quadrilhas especializadas em fraude documental. A placa e/ou o veículo são clonados a partir de informações e dados de um automóvel regular em circulação.

Acesse o portal do Detran do seu estado;

  1. Clique em consulta Renavam;
  2. Vá para Consulta pela placa;
  3. Clique em consultar.

É um dos registros que seu automóvel possui e a sigla Renavam significa Registro Nacional de Veículos Automotores. Esse é um número fixo e intrasferível que serve como documento de identidade do seu carro, desde a fabricação até o descarte final.

Para tal, é necessário acessar o site do DETRAN do seu respectivo estado. Em seguida, o motorista deve procurar a opção “Consulta RENAVAM” e clicar na opção de consulta pela placa. Neste momento, é necessário que a placa do veículo seja informada – em seguida, clique em consultar.

Consultar Licenciamento pela Placa
A consulta do licenciamento atrasado deve ser feita do mesmo modo que a verificação daquele que ainda está em dia, por meio da placa do veículo ou do Renavam no site do Detran, portal do Senatran ou com o DOK Despachante.

Localize o Renavam da moto no seu documento
Ele vem impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), no canto superior esquerdo. Todos os campos do Registro Nacional de Veículos Automotores são padronizados, não importando o estado em que o documento foi emitido.

Se você tiver o CPF do proprietário, pode acessar o Portal de Serviços do Denatran. Você insere o Renavam, placa e CPF nos respectivos campos e consegue consultar algumas informações. Outra maneira é acessando o site do Detran do estado em que o veículo está registrado.

Como imprimir o CRLV Digital 2022 no site do Detran?

  1. Acesse sua conta no portal do Detran do seu Estado;
  2. Procure por “Documento” nos serviços oferecidos;
  3. Informe a placa e o Renavam;
  4. Imprima o CRLV Digital 2022.

Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Veículos" e ali clicar em "Validar CRV".

Portal de Legislação
Altera as especificações do Certificado de Registro de Veículo - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV, passando o número de série dos certificados de 10 (dez) para 12 (doze) dígitos.

O que é o código de segurança do CRV? O código de segurança do CRV é um número presente no documento de transferência do veículo (CRV) que funciona como uma espécie de senha ao proprietário.

Os últimos seis dígitos são o número do motor de seu veículo.

Nos sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) é possível fazer a consulta do chassi e verificar a situação legal de um veículo.

Atualmente, ele possui 17 caracteres alfanuméricos, sendo que antes da regulamentação variava de 5 a 21 caracteres, e consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O número do chassi é marcado na fábrica, de modo que cada um possui uma numeração única.