Quantos dias usar a pomada metronidazol?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Fazer 1 aplicação de preferência à noite, ao deitar-se, durante 10 a 20 dias. Cada aplicação (5 g de gel) contém 500 mg de metronidazol.

400 mg (1 comprimido de Metronidazol comprimidos 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico). Tomar após as refeições.

Foram relatados casos de aumento das enzimas do fígado (AST, ALT, fosfatase alcalina), hepatite colestática ou mista (tipos de inflamações do fígado) e lesão das células do fígado, algumas vezes se manifestando com icterícia (cor amarelada da pele e olhos).

Metronidazol é um medicamento anti-infeccioso indicado para o tratamento de giardíase, amebíase, tricomoníase, vaginites e outras infecções.

Clotrimazol. O clotrimazol é uma pomada que inibe o crescimento do Candidas albicans. Você encontrará esse medicamento nas farmácias com o nome de Gino-Canesten ou com o nome genérico de clotrimazol.

Durante o tratamento, deve-se suspender as relações sexuais e manter o tratamento durante a menstruação(1,2).

Após quanto tempo depois de aplicar Gino-Canesten® (clotrimazol) posso ter relações sexuais? Depois que a candidíase der tchau por completo, o tratamento estiver finalizado e você não apresentar mais nenhum sintoma da doença, pode voltar normalmente à ativa na vida sexual!

Tratamento da vaginose bacteriana
Metronidazol oral, 500 mg duas vezes por dia, por 7 dias, ou 2 g, 1 vez. Metronidazol gel a 0,75%, 5 g (um aplicador cheio), por via intravaginal, uma vez ao dia, durante 7 dias.

Álcool: bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com metronidazol e no mínimo 1 dia após o mesmo, devido à possibilidade de reação do tipo dissulfiram (efeito antabuse), com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).

Para que serve o metronidazol
“Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP).

Metronidazol tópico reduz o odor produzido por bactérias anaeróbicas em tumores fúngicos (ver monografia, página 850). Nistatina é antibiótico antifúngico poliênico utilizado para a profilaxia e o tratamento da candidíase da pele e mucosas, mas é ineficaz para o tratamento de dermofitoses.

Metronidazol + Nitrato de Miconazol óvulo deve ser introduzido profundamente na vagina. Recomenda-se que a paciente esteja deitada. A aplicação deve ser realizada preferencialmente à noite, antes de dormir. A dedeira que acompanha o produto, deve ser usada para ajudar na aplicação.

Efeitos colaterais do metronidazol
Distúrbios do sistema nervoso: neuropatia (doença que afeta um ou vários nervos) sensorial periférica, dores de cabeça, convulsões, tontura, relatos de encefalopatia (por exemplo, confusão e vertigem, síndrome cerebelar subaguda e meningite asséptica.

Efeitos adversos do metronidazol e tinidazol
Náuseas, vômitos, cefaleia, convulsões, síncopes, outras reações do sistema nervoso central e neuropatia periférica podem ocorrer; foram relatados exantema, febre e neutropenia reversível. Pode causar gosto metálico na boca e urina escura.

Para que serve Metronidazol Geleia Vaginal Prati-Donaduzzi
Este medicamento é indicado no tratamento de tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas).

GYNO IRUXOL® (colagenase e cloranfenicol) é destinado ao tratamento da eliminação de tecidos necrosados e restos de tecidos após a cauterização e cirurgias no colo do útero e outras cirurgias ginecológicas, após o parto e inflamações vaginais (cervicites erosivas, vaginites ulcerativas, vaginites, cervicites pós-parto, ...

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

Você não deve ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento com metronidazol, devido à possibilidade de efeito antabuse, com aparecimento de rubor (vermelhidão), vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).