Quantos dias tira o curativo do cateterismo?

Perguntado por: lmorgado2 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Retire o curativo do cateterismo no dia seguinte ao procedimento. O melhor momento para fazer está atividade é durante o banho da manhã.

Após a realização do procedimento, o indivíduo pode retornar para sua dieta de sempre, que pode ser tanto a normal quanto a dieta específica prescrita pelo seu médico.

Desconforto ou dor intensos associados ao cateterismo pelo punho são raros. Se após a alta do hospital (quando o curativo já foi retirado) o paciente persistir com desconforto intenso ou desenvolver dor forte ao longo do braço, ele deve retornar ao hospital para ser reavaliado.

Retire o curativo do cateterismo no dia seguinte ao procedimento. O melhor momento para fazer está atividade é durante o banho da manhã. Lava a área do procedimento 1 vez ao dia com aplicação gentil de sabão e água.

O paciente tem que ficar imóvel, deitado, sem mexer a perna na qual foi feita a punção da artéria femoral, por um período que varia de quatro a seis horas. Só depois desse tempo é que o indivíduo é liberado para poder caminhar e, se tudo estiver de acordo com o esperado, então, ele pode ser liberado para casa.

Após o exame, o paciente não deve fazer força no local onde o procedimento foi feito. Além disso, o cardiologista José Mangione indica que durante três dias a pessoa não deve fazer atividades físicas e nem dirigir carro. Após esse período, pode retornar às atividades habituais.

Como um paralelo à abordagem radial no cateterismo cardíaco esquerdo, as veias do antebraço podem ser um alvo para reduzir as complicações no local do acesso durante o cateterismo cardíaco direito e também uma forma potencialmente mais confortável de acessar o coração direito.

Segundo o cardiologista, nenhum alimento é proibido, mesmo para quem já teve ou tem problemas de coração. Proibido é proibir.

Não há contra indicação de frutas e legumes no pós angioplastia.

Não. Em pacientes com doenças cardíacas evitamos o uso de anti-inflamatórios. Prefira o uso de analgesicos como dipirona ou paracetamol.

O procedimento não causa cansaço. Se a pessoa apresenta cansaço ou dor no peito após o cateterismo é sinal de que algum problema aconteceu. O cansaço pode ser um alerta para alguma complicação relacionada ao exame ou uma manifestação da doença cardíaca, que levou o médico a solicitar esse cateterismo.

CONCLUSÕES. Ao avaliarmos os desconfortos dos pacientes submetidos a cateterismo cardíaco pelas vias de acesso femoral e radial, identificou-se que o desconforto predominante pós-punção femoral foi a lombalgia e, naqueles submetidos à punção radial, foi a dor no local da punção.

Não, não é normal. É importante que procure o quanto antes consulta médica com cardiologista para avaliar os sintomas.

Fundamentada na complexidade técnica que exige base científica e tomada de decisão imediata, bem como a relevância do uso do cateter venoso central a realização de curativo junto ao dispositivo é privativo do Enfermeiro.

São necessários de 7 a 14 dias de repouso relativo(evitar atividades físicas intensas),mas a paciente deve sair do leito e caminhar após 12 a 24h(evitar permanecer somente deitada ou sentada, para evitar complicações como tromboses ,por ex.). Evitar elevar os braços excessivamente por cerca de trinta dias.

Nos casos de infusão prolongada, a média de troca do curativo varia de três a cinco dias(13,22). Os cuidados de enfermagem incluem assistência pré e pós-operatória, curativos e manuseio do dispositivo, administração de medicamentos e manutenção da permeabilidade(19).

Em geral é permitido tomar banho ou duche quando não estiver a fazer a perfusão. Estão disponíveis pensos impermeáveis (Askina® soft impermeáveis, Askina® Derm) para todos os tipos de cateteres, para cobrir o ponto de saída do cateter (ponto de punção para cateteres com porta de acesso).