Quantos dias tem que tomar o albendazol?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Posologia

IndicaçõesIdadePeríodo
Larva migrans cutâneaAdultos e crianças acima de 2 anos de idade1 dose por dia por 1 a 3 dias
Opistorquíase(Opisthorchis viverrini)Adultos e crianças acima de 2 anos de idade2 doses por dia durante 3 dias

Outros quadros exigem o uso do fármaco por três dias consecutivos (Strongyloides stercoralis, Taenia spp., Hymenolepis nana), sendo que na infestação por giardia orienta-se cinco dias de uso.

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) em dose única para adultos e crianças acima de 2 anos. A dose pode ser repetida após 2 semanas.

É melhor administrar ou tomar este medicamento na mesma hora todos os dias. Se você não apresentar melhora após três semanas, fale com o médico. Um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.

2. No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

É melhor ingerir albendazol comprimido mastigável na mesma hora todos os dias.

A Teníase tem cura e, normalmente, o tratamento é iniciado através do uso de remédios antiparasitários, como Niclosamida, Praziquantel e Albendazol. No entanto, esses remédios são capazes de eliminar apenas a versão adulta da tênia nas fezes e não os ovos.

O albendazol serve para matar vermes e parasitas, expelindo-os pelas fezes. Esse vermífugo é vendido em comprimidos ou em forma líquida. Há a opção da dose única, mas ela não serve para todos os casos, já que certas verminoses cobram mais tempo ou ciclos de tratamento.

Um ponto que devemos ressaltar é que sempre deve haver um reforço 15 dias após a primeira dose. Isso porque o vermífugo atua sobre os vermes adultos. Entretanto, os parasitas muitas vezes deixam ovos dentro do organismo que, alguns dias depois, eclodem e infectam o pet novamente.

Além disso, pessoas que moram em regiões onde as parasitoses atingem 20% da população devem tomar o vermífugo anualmente, enquanto os moradores de regiões com 50% de predominância dessas doenças devem tomá-lo a cada seis meses.

A redução maior do albendazol no decorrer dos dias, quando comparada à ivermectina, provavelmente não se deve, unicamente, à morte dos parasitos adultos, mas à ação inibitória na fertilidade e oviposição dos nematódeos promovida pelos fármacos, em especial, o albendazol, representante do grupo químico dos Benzimidazóis ...

Na lua cheia é o período de copular e desovar, que é quando eles saem de onde estão alojados, por esta razão o procedimento de desparasitação deve ser entre a lua nova e a lua cheia, para evitar essa proliferação e acabar com eles. E acreditem, nem sempre o remédio de verme é suficiente.