Quantos dias tem para se transportar uma mercadoria com nota fiscal?

Perguntado por: opires3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Todavia, é importante mencionar qual a validade da nota fiscal de transporte que pode variar entre 24 horas a 60 dias após a emissão.

São de 24 meses contados da data de expedição da Autorização de Impressão de Documentos Fiscais – AIDF; conforme artigo 45° do RICMS, aprovado pelo Decreto Estadual n.º 13.780/12.

(2270) VI - 60 dias, quando se tratar de nota fiscal cuja natureza da operação seja de demonstração.

Não há prazo na legislação no Estado de São Paulo para circulação da mercadoria após a emissão da nota fiscal. O campo “data de saída” deve representar a saída efetiva da mercadoria do estabelecimento.

Atualmente, a nota fiscal de transporte é emitida em formato eletrônico. O registro precisa ser feito no site da SEFAZ. Após a aprovação, ela fornecerá a chave privada. A partir disso, é necessário enviar o documento de aprovação assinado eletronicamente ao sistema da Secretaria.

24 horas

O prazo de validade do Manifesto Eletrônico, segundo a regra de validação da SEFAZ, é: De 24 horas, entre a data de emissão e a data de autorização; Ou seja, para que o documento seja autorizado antes do veículo sair para viagem, após emitir o MDFe em seu sistema, lembre-se do prazo máximo de envio para a SEFAZ.

Em minha localidade quando ocorre esse tipo de situação, basta ir na prefeitura, e informar o ocorrido, eles emitem uma carta de validação do Bloco por mais alguns tempo.

No entanto, quando falamos em prazos é importante destacar que o emissor deve armazenar uma cópia das notas fiscais emitidas em seu poder por no mínimo 5 anos. Isso acontece, pois de acordo com o nosso Código Tributário, o direito de a Fazenda Pública de constituir o crédito tributário, extingue-se após 5 (cinco) anos.

5 anos

O prazo para guardar notas fiscais e conhecimentos de transporte é de 5 anos. Além disso, vale lembrar que a guarda deve ser feita tanto pelo emitente, quanto pelo destinatário do documento fiscal. No caso do emitente, é necessário armazenar apenas o XML dos documentos fiscais emitidos.

É possível realizar o cancelamento extemporâneo de uma Nota Fiscal Eletrônica, ou seja, fora desse prazo. Para isso, o emitente deve realizar a solicitação no aplicativo da Receita, SIARE, informar a chave de acesso da nota, o CNPJ do solicitante e a justificativa para o cancelamento fora do prazo.

O que fazer quando já passou do prazo de cancelamento da nota fiscal?

  1. procurar em seu sistema de notas fiscais aquela que você deseja cancelar;
  2. abrir a nota fiscal;
  3. procurar pela opção de cancelamento;
  4. seguir as regras indicadas de acordo com o seu estado.

180 dias

O destinatário deve apresentar uma manifestação conclusiva dentro de um prazo máximo definido, contados a partir da data de autorização da NF-e. Este prazo é parametrizável e atualmente está definido em 180 dias.

A legislação paranaense, não contempla prazo de validade da nota fiscal para acobertar o trânsito da mercadoria. Eventuais atrasos, entretanto, terão que ser justificados no próprio documento fiscal.

O manifesto de transporte é um documento que lista os detalhes de toda a carga a ser transportada, incluindo a natureza e a quantidade da mercadoria. Ele deve ser emitido pela companhia de transportes antes da partida da carga, e deve ser apresentado aos fiscais sempre que for solicitado.

Tanto o transportador autônomo quanto o MEI (Microempreendedor Individual) podem sim emitir o Conhecimento de Transporte. Dessa forma, isso é possível desde 2020, após o lançamento da Nota Fiscal Fácil (NFF), um regime criado pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Também é obrigatório emitir o Manifesto de carga nos casos de: Transbordo, redespacho ou subcontratação; Substituição de veículo, motorista ou contêiner; e. Inclusão de nova mercadoria ou documento fiscal.

O Manifesto do destinatário trata-se de um grupo de eventos nos quais o destinatário da NF-e se manifesta informando se tem participação sobre o evento que está descrito na nota fiscal eletrônica ou não. Após isso, essas informações são confirmadas pelo fornecedor que emitiu esse documento fiscal.

Todos os transportes, independentemente do modal (ferroviário, aéreo, dutoviário, aquaviário ou rodoviário), precisam emitir um CTe, exceto se o transporte for feito pela própria empresa dona da carga.

1 – Quando uma cédula perde valor? Uma cédula perde seu valor quando o pedaço (fragmento) que está nas suas mãos não tem mais da metade do tamanho original. Em casos de dúvidas quanto à perda do valor de cédulas, é possível encaminhá-las ao Banco Central do Brasil para análise.

O que é uma nota fria? Nota fria é um crime em que se emite uma nota fiscal falsa com o objetivo de declarar a venda de mercadorias ou a prestação de serviços que nunca existiram. Ainda, pode ser utilizada para lavar dinheiro, sonegar impostos e até como forma de proteger esquemas de roubo.