Quantos dias Tâmisa faz efeito?

Perguntado por: ivasconcelos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

A ação contraceptiva de Tâmisa 20® (gestodeno + etinilestradiol) inicia-se imediatamente. Não é necessário utilizar adicionalmente outro método contraceptivo.

Após 2-3 dias do último comprimido ter sido tomado, inicia-se, em geral, a menstruação que pode ou não cessar antes do início da embalagem seguinte. Não iniciar ou continuar o tratamento com Tâmisa® 30 (gestodeno + etinilestradiol) caso haja suspeita ou conhecimento de gravidez.

A pílula começa a fazer efeito já no primeiro dia de uso, no entanto, deve-se aguardar ao menos um ciclo completo para começar a ter relações sexuais contando com a proteção dela.

Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional.

Há riscos de engravidar tomando anticoncepcional? Quando ingerida corretamente, a eficácia da pílula é de mais de 90%. Mas deve-se sempre prestar atenção, pois algumas coisas podem cortar o efeito das pílulas, como remédios antibióticos, bebidas alcoólicas, vômitos e diarreias.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à existência de período fértil em pessoas que recorram a anticoncepcional oral, mas a resposta é não, quem toma pílula anticoncepcional de maneira regular não tem período fértil, dado que não há ovulação e, por conseguinte, não há óvulo para ser fecundado.

Tâmisa 20® (gestodeno + etinilestradiol) também pode interferir na eficácia de outros medicamentos, por exemplo, medicamentos contendo ciclosporina, o antiepilético lamotrigina, melatonina, midazolan, teofilina e tizanidina.

Um detalhe: se o início da cartela coincidir com o início do ciclo menstrual, a proteção é imediata. Porém, a indicação é que outro método contraceptivo, como o preservativo, seja utilizado na primeira semana, para garantir a contracepção.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Sim, os anticoncepcionais orais devem ser tomados preferencialmente durante o dia e nunca à noite antes de dormir! Quanto à sua eficácia para prevenção de gestação, em nada muda se tomado de manhã ou à noite, desde que tomados preferencialmente sempre no mesmo horário!

Álcool. O uso de álcool é uma importante interação dos anticoncepcionais. Em altas concentrações, esta droga pode alterar a farmacocinética dos anticoncepcionais, diminuindo assim sua eficácia.

No caso específico da pílula, ela possui um índice de eficácia teórica de cerca de 99%, mas este número pode ser reduzido significativamente caso ocorram falhas na administração, como esquecer de tomar a pílula ou toma-la em horários muito irregulares.

A chance de engravidar, nestes casos, acontece quando o homem ejacula na região interna da coxa, próximo à vagina da mulher. Se isso acontecer, os espermatozoides são capazes de chegar até as trompas e, em seguida, ao útero. Nesta situação, sim, é possível engravidar.

Tâmisa 20® (gestodeno + etinilestradiol) é indicado para contracepção oral. Os contraceptivos orais combinados (COCs) são utilizados para prevenir a gravidez. Quando usados corretamente, o índice de falha é de aproximadamente 1% ao ano.