Quantos dias se deve tomar um anti-inflamatório?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Evite o uso prolongado do medicamento, especialmente se você tem gastrite ou úlcera. O tempo máximo de consumo é de 5 dias. A exceção é a indicação médica de uso prolongado. Caso não haja melhora do sintoma, é preciso investigar.

“Os mais utilizados são o diclofenaco, nimesulida, naproxeno, cetoprofeno, ibuprofeno e eterocoxibe para diferentes finalidades”. Esse tipo de medicamento tem a finalidade de acalmar as dores articulares ou musculares com ou sem trauma.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Como desinflamar o corpo

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Segundo a pesquisa, a dose diária segura de ibuprofeno é de 1.200 mg ao dia. Porém, mesmo nessa quantidade, não é recomendado ingerir a substância diariamente por mais de uma semana sem orientação médica.

Quando um médico receita um anti-inflamatório, o uso deve ser feito somente enquanto o paciente sentir dor. “Se houver dor por muito tempo, é necessário voltar ao médico, já que o processo não foi resolvido. Além disso, tomar por vários dias, sem dor, não traz benefícios e tem potencial malefício.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial.

Além disso, o chá verde é considerado um anti-inflamatório natural, podendo ser uma boa alternativa ao ibuprofeno. Nesse caso, a recomendação é de três a quatro xícaras de chá por dia.

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

Assim, em geral essa categoria de medicamentos é prescrita no período da manhã ou, então, dividida em duas tomadas, uma pela manhã e outra à tarde, evitando-se o período da noite. Alguns anti-inflamatórios, por sua vez, precisam ser tomados de preferência após a ingestão de alimentos para evitar que irritem o estômago.

Cúrcuma. A cúrcuma ou açafrão-da-terra é uma raiz muito parecida com o gengibre. Trata-se de um poderoso anti-inflamatório natural, um verdadeiro aliado de pessoas que sofrem com dores no corpo.

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno ou o naproxeno, são comumente prescritos nesses casos. Esses medicamentos atuam reduzindo a produção de substâncias químicas responsáveis pela inflamação no corpo. Ao diminuir a inflamação, eles podem ajudar a aliviar a dor associada à distensão muscular.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Os opióides são os medicamentos mais potentes para dores, pois promovem alívio imediato dessa condição. A morfina costuma ser o medicamento de referência para alívio de dores intensas.