Quantos dias posso tomar prednisolona 20mg?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

A prednisona é uma droga poderosa, muito útil no tratamento de doenças graves, como vasculites, cânceres, doença do colágeno ou situações de grande inflamação. O seu uso, entretanto, deve ser muito criterioso, principalmente se o tempo estimado de tratamento for maior do que 2 a 3 semanas.

O comprimido de prednisona deve ser tomado com um pouco de líquido, pela manhã. Seu médico irá lhe prescrever uma dosagem individualizada, com base na sua doença específica, gravidade e sua resposta ao medicamento.

Prednisona é indicado para o tratamento de várias doenças endócrinas, osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas e outras que respondam ao tratamento com corticosteroides.

Prednisolona é indicado como agente anti-inflamatório e imunossupressor em patologias cujos mecanismos fisiopatológicos envolvam processos inflamatórios e/ou autoimunes; para o tratamento de condições endócrinas; e em composição de esquemas terapêuticos em algumas neoplasias.

Nas primeiras horas da manhã a liberação do cortisol é muito elevada, mas à noite ela está reduzida ao máximo. Como o pico de secreção do cortisol natural ocorre de manhã, a tomada da prednisona costuma ser indicada nesse período do dia.

Como se usa. doses em termos de prednisolona. 2,5 a 15 mg, 2 a 4 vezes por dia. 0,14 a 2 mg por kg de peso corporal por dia ou 4 a 6 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia, em doses divididas.

Neste caso, os dois medicamentos possuem as mesmas características farmacológicas, porém a Prednisona está em sua forma inativa, já a Prednisolona está na forma ativa, ou seja, a ação exercida no organismo sempre será da Prednisolona.

Sim, é uma dose alta, porem, doses altas por curto periodo (por menos de 5 a 7 dias) estão menos associadas a efeitos colaterais. Toda medicação pode ter efeito colateral, sempre devemos pesar os riscos e benefícios do seu uso, individualmente.

O corticoide retém líquido e por isso aumenta a diurese.

A substância ativa do Prelone é a Prednisolona, um medicamento pertencente a classe dos corticoides ou corticosteroides. Esses medicamentos, por agirem dentro da célula, diretamente no DNA, não tem início de ação imediata. Sua ação se inicia cerca de 4 a 6 horas após a dose.

É aconselhada a ingestão de um comprimido diariamente, pela manhã, com a ajuda de um copo d'gua para facilitar.

O ideal é que seja administrada pela manhã, mas em casos mais urgentes como o tratamento de crise de asma, a primeira dose pode ser dada a noite e as seguintes pela manhã.

Esta dosagem não é considerada alta dependendo do peso e altura,e no caso 5 dias é um período curto de uso para se ter efeitos colaterais importantes;porém se caso houver pare amedicação e procure seu médico!

Adultos: a dose recomendada varia de 5 a 60 mg por dia, o equivalente a 9 gotas ou 109 gotas, por dia. Crianças: a dose recomendada varia de 0,14 a 2 mg por cada 1 kg de peso da criança, administradas 1 a 4 vezes por dia.

A diminuição rápida ou a retirada abrupta da corticoterapia prolongada ou em altas doses pode causar três problemas: insuficiência adrenal secundária (supressão do eixo HHA), síndrome de retirada ou deprivação dos corticóides e reativação da doença de base para a qual eles foram introduzidos5,18-20.

Vamos entender uma coisa de uma vez por todas: PREDNISOLONA NÃO É XAROPE PARA TOSSE! Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!

O medicamento Predsim é a prednisolona, um corticoesteroide, não é um xarope para a gripe, devendo ser usado apenas em paciente com crises de sibilância (asma, bronquite) ou laringite.

Prednisolona é indicado como agente anti-inflamatório e imunossupressor em patologias cujos mecanismos fisiopatológicos envolvam processos inflamatórios e/ou autoimunes; para o tratamento de condições endócrinas; e em composição de esquemas terapêuticos em algumas neoplasias.